
A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) de Macau participou do 26º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), realizado entre os dias 16 e 19 de junho, em Fortaleza (CE).
O evento reuniu gestores, técnicos e representantes da assistência social de todo o país para discutir o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como tema central: “O SUAS na perspectiva municipalista: avanços, desafios e sua função na consolidação da proteção social brasileira”.
Com o apoio da Prefeitura de Macau, a delegação do município foi composta pela secretária municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Geruza Fonseca, e pelos secretários adjuntos da pasta, Renilda Miguel e Jair Gomes. A participação da equipe reafirma o compromisso da gestão municipal com a qualificação permanente das políticas públicas voltadas à assistência social.
Durante a programação, foram debatidos temas estratégicos para o desenvolvimento e aprimoramento do SUAS, como proteção social, Cadastro Único, Programa Bolsa Família, primeira infância, vigilância socioassistencial, trabalho social com famílias, participação social e inovação na gestão pública.
Além das palestras e painéis temáticos, o encontro proporcionou importantes momentos de troca de experiências e compartilhamento de práticas exitosas entre municípios de diferentes regiões do país, fortalecendo a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pela assistência social.
Para a gestão municipal, a participação em eventos dessa natureza é fundamental para ampliar conhecimentos, atualizar estratégias de atuação e garantir serviços cada vez mais eficientes, humanizados e alinhados às necessidades da população.
A SEMTHAS segue empenhada em fortalecer a rede de proteção social do município, promovendo ações que assegurem direitos, ampliem oportunidades e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias macauenses.
