EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Prefeitura de Macau pactua para implantar educação integral.

publicado: 29/07/2019 14h29,
última modificação: 30/03/2020 12h17

A Prefeitura Municipal de Macau, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura(SEMEC), participou na manhã desta segunda-feira (29), em Natal, do evento de pactuação do Núcleo de Apoio aos Municípios para a Educação Integral(NAMEI), entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Macau. Outros oito municípios potiguares também participaram do ato.

O NAMEI foi criado no ano passado pela Fundação SM e tem como objetivo apoiar as secretarias municipais e estaduais de educação no processo de identificação dos desafios existentes em sua rede e na construção de caminhos para o enfrentamento e a superação desses problemas. O programa, que já acompanha a secretaria de educação do município de Serra no Espírito Santo, agora pactuou com Macau e outros oito municípios do Rio Grande do Norte: Alto do Rodrigues, Bom Jesus, Carnaubais, Macaíba, Paraú, Parazinho, Parnamirim e Rio do Fogo.

Desta forma, o projeto pretende contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes da rede municipal de ensino, de modo a possibilitar uma aprendizagem significativa, norteada pelos princípios da educação integral, a partir da concepção de tempos e espaços flexíveis. A primeira, das três etapas desse programa, foi justamente a pactuação ocorrida na manhã de hoje. As outras duas etapas são: a elaboração de um diagnóstico efetivo e o desenvolvimento de um plano de ação pensado especificamente para a implantação do ensino integral na rede municipal de ensino.

O município de Macau foi representado no evento pela secretária municipal de educação e cultura, a Professora Eliane Han, que enfatizou: “A Prefeitura de Macau é uma grande entusiasta do modelo de ensino integral, mas acredita que para isso é preciso ter planejamento, diagnóstico, estrutura e qualificação. Não pode ser feito de qualquer forma. Por isso mesmo, estamos sendo pioneiros na pactuação com o NAMEI. Desde o primeiro momento em que apresentamos o projeto ao Prefeito Tulio tivemos total apoio do executivo municipal e hoje estamos aqui formalizando essa parceria na expectativa de darmos o primeiro passo no planejamento estratégico de médio e longo prazo que consiga implantar um modelo sustentável de ensino integral. A ideia é que, após a conclusão das três etapas, possamos alcançar pelo menos duas escolas da rede municipal de ensino e partir daí expandirmos de forma sustentável e planejada”.

Além da professora Eliane Han, participaram do evento: a diretora da Fundação SM, Pilar Lacerda; o secretário estadual de educação e cultura, Getúlio Marques Ferreira; a diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz – organização que operacionaliza o Centro de Referências em Educação Integral, Natacha Costa; assim como os representantes dos demais oito municípios potiguares que também pactuaram com o NAMEI.