Trânsito é tema de audiência pública em Macau

publicado: 18/12/2013 22h08,
última modificação: 18/12/2013 22h08

Autoridades presentes

A violência no trânsito tem ocupado o centro das discussões na maioria das cidades brasileiras ultimamente. Em Macau, uma audiência pública discutiu o tema “Paz no Trânsito”, na manhã desta quarta-feira, 18, no plenário da Câmara Municipal.

Na abertura da audiência Sâmia Maciel, gerente de vigilância municipal de saúde, fez uma apresentação do projeto paz no trânsito, mostrando o planejamento e as ações a serem executados a partir de 2014.

Uma estatística com dados alarmantes mostrando o crescimento no número de acidentes com vítimas fatais no trânsito, com base em números fornecidos pelo Hospital Antônio Ferraz, foi apresentada na audiência, chamando atenção das autoridades e da população presente para a necessidade da discussão de alternativas que possam ser implantadas urgentemente para mudar essa triste realidade.

Durante cerca de três horas de debates, foram apresentadas sugestões para redução no número de acidentes com mortes no trânsito e para a melhoria da mobilidade urbana da cidade. Ainda na audiência, foram discutidas propostas para organização do trânsito em alguns pontos críticos da área urbana.

Presente ao evento, o prefeito Kerginaldo Pinto reconheceu que a cidade cresceu aceleradamente, e que não houve uma preocupação com a reorganização do trânsito, levando em conta também a frota de veículos que aumentou consideravelmente nos últimos dez anos. “O problema do trânsito é grave, acredito que a solução passaria pela municipalização”, disse o prefeito.

O Promotor Eugênio Carvalho foi enfático na cobrança do cumprimento das leis de trânsito para coibir os acidentes e mortes no trânsito. Já o Major Fernandes, expôs a ação da Polícia Militar nesse sentido, lembrando que há uma cobrança grande da comunidade, quanto à aplicação de penas aos infratores no trânsito.

No final da audiência foi reservado um espaço para um debate, que teve a participação da comunidade. Perguntas foram dirigidas as autoridades sobre o assunto. Houve ainda uma homenagem a Wozenbergue Melo de Araújo, conselheiro de saúde, que faleceu recentemente em acidente de trânsito na BR-406.

A audiência pública contou com a participação de representes do Conselho Municipal de Saúde, Prefeitura de Macau, Ministério Público, Câmara Municipal, Policia Militar entre  outras autoridades locais.

Apresentação do projeto

Prefeito se propõe a municipalizar o trânsito

Promotor Eugênio Carvalho

Promotor Eugênio Carvalho cobra cumprimento das leis de trânsito