Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca conclui a 1ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

publicado: 20/06/2014 11h06,
última modificação: 20/06/2014 11h06
Funcionário da secretaria de agricultura realiza trabalho de vacinação

A Prefeitura de Macau, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca concluiu a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa. Durante essa etapa, a Secretaria de Agricultura beneficiou mais de 100 criadores e produtores de bovinos em Macau, Distritos, e nas comunidades rurais do município com um total de mais de 1.700 bovinos imunizados.

FEBRE AFTOSA – É uma doença viral altamente infecciosa que acomete animais de casco bipartido, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O vírus pode ser transmitido através da baba do animal. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade do vírus. Os primeiros sintomas apresentados pelo animal são febre alta e perda de apetite, seguido de afta na boca, na gengiva ou na língua, principalmente por ferida nos cascos ou nos úberes. A produção de leite, o crescimento e a engorda ficam prejudicadas. Os animais mais jovens são os mais atingidos, principalmente os que estão em aleitamento.

Secretário da agricultura e pesca, Rodrigo Cruz acompanhou equipe de vacinadores