Prefeitura afinada com o homem do campo

publicado: 10/12/2014 23h41,
última modificação: 10/12/2014 23h41
Aula inaugural Pronatec Campo

Quando assumiu a Prefeitura de Macau em janeiro de 2013, o prefeito Kerginaldo Pinto sabia dos desafios que tinha pela frente, dentre eles, buscar meios para a capacitação de jovens e trabalhadores na cidade e na zona rural. O primeiro passo foi bater nas portas de várias instituições para buscar alternativas nesse sentido.

Nesse percurso, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-Pronatec do governo federal foi um aliado forte e já tem formado quase mil trabalhadores no município. Com o Pronatec Campo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, foram feitas as primeiras parcerias, e segundo o secretário da pasta, Rodrigo Cruz, três turmas estão sendo formadas nos cursos de Agente de Projetos Sociais, Agente de Desenvolvimentos Cooperativista e Operador de Retroescavadeira.

Um total de 60 pessoas estão sendo capacitadas e ainda recebendo bolsas de remuneração por hora aula. As orientações teóricas e práticas servirão não só para o currículo dos beneficiados, mas facilitarão o desenvolvimento de projetos de geração de renda. “Esses cursos além de oferecer uma profissão, tem também o propósito de emancipar famílias de programas sociais dos governos, tornando as pessoas donas dos seus próprios negócios”, destacou o prefeito Kerginaldo Pinto que não mediu esforços para chegar a essa nova realidade.