EDUCAÇÃO E CULTURA

Macau adquire novos equipamentos para as escolas do município.

A Prefeitura Municipal de Macau, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura(SEMEC), iniciou um programa de aquisição de equipamentos e materiais permanentes para os setores de nutrição e merenda escolar nas 22 unidades de ensino da rede municipal.

publicado: 30/07/2019 21h21,
última modificação: 30/03/2020 12h16

A aquisição desses itens faz parte de mais uma etapa do plano municipal de ações que visam reestruturar todas as unidades de ensino da rede municipal, dotando-as de uma infraestutura minimamente adequada para o exercício das atividades escolares. As primeiras etapas do plano consistiram em uma avaliação técnica das estruturas de cada unidade e na geração de um relatório que abastece um planejamento estratégico para superar essas dificuldades.

Para tal, foi realizada uma avaliação profissional a partir do diagnóstico da matriz SWOT trabalhada, em 2018, pelo projeto Participa Macau, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN), que ouviu servidores, gestores, alunos, docentes, pais e diversos outros agentes da comunidade escolar. A partir daí, iniciou-se um processo de identificação das principais fragilidades e problemas estruturais nas escolas e creches municipais, a partir da ótica daqueles que vivenciam os problemas diariamente. Assim, uma equipe de profissionais realizou visitas, analisou as demandas da comunidade e preparou um planejamento específico para cada um delas, com cronograma e uma lista de prioridades desenvolvidas a partir de critérios técnicos que levaram em conta as condições atuais de cada estrutura assim como a capacidade financeira para a execução das ações.

A primeira ação efetiva desse trabalho foi justamente a inauguração de uma nova Central de Alimentação Escolar(CAE), em total conformidade com as normas sanitárias e as recomendações dos órgãos regulatórios. Portanto, foi construído um novo bloco somente para atender a essa demanda específica do setor de nutrição e merenda escolar que nunca, na história de Macau, possuiu um espaço assim. O que ocasionava falta de merenda, desperdício de alimentos e uma série de problemas relacionados a estoque e logística.

Na etapa atual, ainda priorizando demandas do setor de nutrição e merenda escolar que necessitavam de uma intervenção mais efetiva e urgente, a Prefeitura iniciou um trabalho coordenado de aquisição e substituição dos equipamentos e materiais permanentes para as cozinhas das escolas e creches locais. A Secretaria de Educação já iniciou o processo de entrega desses equipamentos em várias unidades e informa que dará seguimento ao trabalho ao longo dos próximos meses fazendo as aquisições e eventuais substituições nas demais unidades, mas sempre de forma responsável e planejada.

Até o momento foram entregues os seguintes equipamentos:

🏫 Centro de Ensino Rural Professora Maria Tereza Pimentel( Unidade 01 – Salinópolis):

✅ 02 armários em aço de duas portas

✅ 01 armário de cozinha

✅ 04 ventiladores de parede

✅ 01 fogão industrial

🏫 Centro de Ensino Rural Professora Maria Tereza Pimentel(Unidade 03 – Quixabas):

✅ 01 armário em aço de duas portas

✅ 01 armário de cozinha

✅ 01 geladeira

✅ 01 freezer(refrigerador)

✅ 01 mesa de trabalho(birô)

✅ 01 cadeira secretária giratória

🏫 Escola Municipal Vereador Zé Filho (Vila Industrial da Alcanorte):

✅ 01 gelágua

✅ 01 freezer(refrigerador)

✅ 03 ventiladores de parede

✅ 01 fogão industrial

🏫 Creche Municipal Manoel da Cruz (Ilha de Santana):

✅ 01 armário em aço de duas portas

✅ 01 liquidifcador industrial

🏫 Escola Municipal Edinor Avelino (Valadão):

✅ 01 fogão industrial

A secretária municipal de educação e cultura, a Professora Eliane Han, observou que: “Quando assumimos a pasta da Educação, em Macau, haviam incontáveis problemas. Eram coisas acumuladas de décadas de maquiagens nas obras públicas, falta de infraestrutura básica e diversos outros problemas. Mas no passado iniciamos uma reestruturação na pasta e, em parceria com a UFRN, desenvolvemos esse diagnóstico que nos permitiu ter uma visão mais ampla e efetiva dos problemas. Com a entrega desse relatório no início de 2019, iniciamos uma etapa de reconhecimento dessas demandas e posteriormente de uma adequação técnica e financeira para podermos executarmos. Já começamos pela nova Central de Alimentação Escolar, que já foi entregue e está funcionando, e agora estamos nesse processo de substituição dos equipamentos permanentes na cozinhas das escolas.  Muitas em situação crítica. Algumas não recebiam equipamentos por mais de vinte e seis anos. Mas iremos passar por todas elas”.

Na tarde desta terça-feira, 30 de julho, a secretária Eliane Han recebeu também quase dois mil kits de merenda escolar(com prato, colher e copo) adequados ao padrão exigido pelo MEC. Tudo isso para atender as demandas do ensino infantil e fundamental em várias escolas que identificaram esse problema no relatório técnico. Eliane Han comentou ainda que “neste primeiro momento estamos dando uma certa prioridade ao setor de nutrição e merenda escolar, pois o mesmo enfrentava problemas por diversos anos e estava numa situação bastante precária. Tínhamos reclamações de pais, alunos, professores, diretores e até do Ministério Público. Era preciso priorizar esse setor até por uma questão de segurança alimentar e compromisso com essas crianças. Mas após essas etapas iremos chegar na parte estrutural que está bastante precária também”.  Nos próximos dias, a Prefeitura irá realizar a distribuição desses kits de merenda nas escolas selecionadas e espera substituir todos os antigos por esses novos no decorrer dos próximos dias.