“Macaense” se encanta com a hospitalidade e belezas naturais de Macau

publicado: 29/05/2013 10h20,
última modificação: 31/05/2013 10h23

Prefeito Kerginaldo dá as boas vindas a Rogério Luz

Casado com a brasileira Maria Inês Anastácio da Luz (58), o corretor de seguros, natural de Macau, na China, Rogério dos Passos Dias da Luz (62) se apaixonou pelas belezas naturais de Macau ao visitar a cidade nos últimos três dias, onde esteve acompanhado da esposa. A visita do casal foi o início de uma ligação entre as duas cidades e acontecer por recomendação do presidente do Instituto Internacional de Macau, Jorge Rangel.

Recepcionado pelo prefeito Kerginaldo Pinto e pela Secretária de Turismo Sâmya Loraine, o imigrante chinês que mora em São Paulo há 40 anos, sempre teve o interesse em conhecer Macau. A cidade potiguar é a única no mundo que tem o mesmo nome da sua terra natal.

Na visita o casal entregou um rico material sobre, a exemplo de vídeos, fotos para quadros, mapa da cidade e um pouco da história da culinária “macaense”, além de álbum de fotografias, entre outros materiais. O prefeito recebeu ainda saudações da Casa de Macau, entidade instalada em São Paulo, que tem na presidência Gilberto Quevedo.

Coincidências

Macau da China com 538 mil habitantes e Macau no Rio Grande do Norte com pouco mais de 30 mil habitantes não carregam somente coincidências na origem dos nomes que recebeu dos navegadores portugueses numa alusão à deusa A-Má. A-Ma Gao, que se tornaria, Amacao, Macao e, por fim, Macau.

As duas cidades têm outras particularidades em comum, a exemplo da exploração do turismo e da língua, o português, apesar de pouco falada na cidade chinesa.

Em chinês, Macau da China é chamada de Aomen, que pode ser entendido como “porta da baía”. A cidade chinesa é ligada à China Continental por um istmo. Outra coincidência com a capital potiguar do sal, que até pouco tempo era ligada ao resto do continente via terrestre por um istmo.

Durante a estada em Macau, o casal conheceu  os pontos turísticos da cidade, o Moinho de Vento, localizado no istmo, a Praia de Camapum, as salinas da empresa Salinor, as Praia de Barreiras e Diogo Lopes. A Igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição também recebeu a visitas dos dois turistas, que deixaram a cidade encantados com as nossas belezas, infraestrutura e a receptividade do macauense.

Prefeito entrega ao visitante réplica do Moinho de Vento, símbolo de Macau

Rogério Luz apresentando dados sobre Macau da China

Inês, Sâmya, Kerginaldo e Rogério

Turistas com funcionários da Sectur Ricardo e Fernando Viana