A atenção básica na saúde tem melhorado e avançado nos últimos trinta meses no município de Macau. No distrito de Barreiras, a equipe Saúde da Família acabou de lançar um novo projeto para ampliar a assistência em saúde.
O Projeto “Saúde Casa a Casa” visa o acompanhamento de hipertensos, diabéticos e outros públicos que nunca procuraram a Unidade de Saúde para fazer o atendimento individual.
Atualmente, a equipe de Saúde da Família de Barreiras possui os melhores resultados no Programa Previne Brasil, graças ao empenho dos seus profissionais e também dos investimentos promovidos pela gestão municipal.
A Secretária de Saúde, Terezinha Menezes, destaca que quando assumiu a pasta, a UBS de Barreiras não oferecia atendimento médico por falta de um profissional e também não possuia rede informatizada. Realidade que nas primeiras semanas de gestão do prefeito José Antônio de Menezes foi mudada.
Atualmente, a unidade de saúde conta com médica, prontuário eletrônico, computadores em todos os consultórios, atendimento multidisciplinar e recebeu novos mobiliários, aguardando apenas liberação da SUVISA para iniciar a reforma do imóvel que abriga os serviços de saúde.
O Projeto Saúde Casa a Casa foi desenvolvido pela enfermeira Anny Karoline e visa justamente levar ações de saúde até o cidadão. Todavia, conforme estatísticas do último quadrimestre, quase 80% dos pacientes hipertensos e diabéticos de Macau não procuram uma unidade de saúde de forma regular.
A enfermeira Anny Karoline destaca que além do atendimento individual regular, é necessário mudança de hábitos de vida, através da alimentação saudável, atividade física contínua, dentre outras atitudes.
Com informações da Assecom/PMM