Com o investimento perto de R$ 250 mil, o prefeito de Macau, José Antônio Menezes, entregou nesta quarta-feira (20), tablets, impressoras e computadores para os agentes de saúde e diretores de unidades de saúde do município. A cidade que tradicionalmente realiza um dos maiores carnavais do Estado teve a folia de momo cancelada pela prefeitura em razão da pandemia da Covid e do surto de gripe.
Existe a expectativa de um investimento superior a R$ 1 milhão de reais, somente na saúde pública para os próximos 90 dias. Os benefícios serão anunciados pelo prefeito José Antônio de Menezes, mas entre eles estão: aquisição de veículo, compra de ambulâncias e de equipamentos para as UBSs e o Hospital Antônio Ferraz.
Os tablets entregues ontem vão substituir os equipamentos locados, trazendo economia para o município, enquanto que os suprimentos de informática chegam dentro da proposta de conectividade de toda a rede SUS em Macau, incluindo o avanço do projeto Prontuário Eletrônico do Cidadão implantado nas UBSs.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.
A informatização nas UBS traz benefícios importantes como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações para o Ministério da Saúde, impactando na qualificação dos sistemas de informações.
Com informações: Assecom/PMM e imagens de Wallacy Atlas