A Secretaria Municipal de Saúde de Macau superou o recorde de atendimentos com o público beneficiário do Programa Bolsa Família. Nunca antes, o município havia acompanhado mais de 5 mil pessoas durante um semestre.
Nos primeiros 6 meses da atual gestão, foram acompanhadas pelas equipe de saúde, 5.120 pessoas do público do Bolsa Família, atingindo o percentual de 89,35% do total de cidadãos estimados para receber esse tipo de acompanhamento no município.
Com esse resultado, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu o melhor percentual de acompanhamento dos últimos 6 anos. No ano passado, o resultado obtido ficou restrito a 43,23% do público estimado.
Os números positivos revelados pela pasta da Saúde demonstram o trabalho de resgate e reorganização dos serviços pela Secretária Municipal, Terezinha Menezes. Esse programa visa o cumprimento da condicionalidade para manutenção do benefício Bolsa Família, principalmente, no que diz respeito a vacinação de crianças e o pré-natal pelas gestantes, além da coleta dos dados de antropometria dos cidadãos.
Política pública intersetorial
O programa Bolsa Família faz parte da política de assistência social do Governo Federal. Nos municípios, o cadastro dos beneficiários e a atualização cadastral, acontece sob a responsabilidade da pasta de Assistência Social. Indicadores nas áreas de Saúde e da Educação são condicionalidades para permanência dos beneficiários no programa.