O “Projeto Qualidade de Vida do Servidor” já é um sucesso nas repartições públicas da Prefeitura de Macau. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde agrega a prática de ginástica laboral à rotina dos servidores municipais.
A atividade já abrange todas as secretarias e órgãos complementares. Segundo o educador físico Claudiney Martins, o estresse do ambiente profissional afeta cada vez mais os trabalhadores, que estão suscetíveis a sofrerem dores musculares, apresentarem falta de concentração, nervosismo, bem como desenvolverem lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort).
“Esse projeto proporciona orientação e prescrição de exercícios laborais compensatórios e preparatórios, como pré-requisitos de combate aos males ocasionados pela duração prolongada de gestos motores, sedentarismo, baixa autoestima e desmotivação”, explica Claudiney Martins.
Exercícios rápidos
A ginástica laboral dura em média 20 minutos e ocorre dentro do próprio ambiente de trabalho. “Com esses exercícios, ficamos mais aptos para o dia a dia, alivia o estresse e melhora nossa postura de trabalho, influenciando diretamente no atendimento”, destaca o educador físico Marcos Vinícius, que também participa do projeto.