A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, promoveu na última semana em Macau, uma capacitação para os profissionais da atenção básica com o objetivo de formar e atualizar multiplicadores para a implementação do diagnóstico do HIV e triagem da sífilis e Hepatites Virais utilizando metodologia rápida e aconselhamento.
O I Curso de Capacitação para Executores do Uso dos Testes Rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais na Atenção Básica teve por objetivo constituir uma rede de profissionais para realização dos testes nas unidades básicas de saúde do município. Cerca de 80 profissionais, entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram pela capacitação.
Rede Cegonha
“Esses testes rápidos estão inseridos no âmbito do componente pré-natal da Rede Cegonha como uma das ofertas que objetivam qualificar o cuidado materno-infantil”, explicou Lucianny Guerra, Secretária Municipal de Saúde. De acordo com Lucianny, além do teste rápido para HIV e sífilis, a perspectiva é de tornar mais acessível à população o diagnóstico das Hepatites Virais.