Secretaria de Saúde divulga ´raio-X´ da dengue e alerta população para os sintomas da doença

publicado: 20/04/2015 01h02,
última modificação: 20/04/2015 01h02

CarroFumacê

A Dengue tem desafiado autoridades de saúde pública nos municípios brasileiros. A cidade de Macau, por exemplo, atualmente apresenta 68 casos notificados e mais 30 em processo de investigação, aguardando resultados de exames.

Segundo a Secretária de Saúde, Elisabete Carrasco, os serviços de saúde estão trabalhando para investigar todos os casos de pacientes que comparecem as unidades e pronto socorro como sintomas característicos de dengue, além de proporcionar o acompanhamento dos casos, com objetivo de prevenir complicações.

“Pedimos a população que fique alerta para os sintomas e denuncie locais ou ambiente que sejam favoráveis para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Somente unindo força vamos conseguir contornar a situação da dengue”, alerta a secretária de saúde convocando à população para ajudar no combate a dengue.

Plano de ação

A Secretaria Municipal de saúde formulou um plano de ação para trabalhar no combate à dengue. Além das ações de rotina, serão desenvolvidas ações de contingência. Os profissionais estão orientados e preparados para o manejo de paciente com qualquer sintomatologia.

Com o número de casos notificados, a secretária Elisabete Carrasco formalizou a Secretaria de Estado da Saúde Pública-Sesap, através da Unidade Regional de Saúde Pública- III Ursap, com sede em João Câmara, a aplicação da técnica do carro fumacê no município.

Sintomas

Nessa circunstância a secretaria alerta para os sintomas, em casos febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores e ainda náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, muitas dores nos ossos e articulações. A orientação é que o paciente evite a automedicação e procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.