Prefeitura de Macau lança carnaval 2014 e apresenta a estrutura para o evento

publicado: 19/02/2014 23h01,
última modificação: 19/02/2014 23h01

Prefeito Kerginaldo lança carnaval de Macau

A folia já toma conta das ruas e avenidas da “Terra do Sal”, a cidade de Macau, que se prepara para mais uma vez para realizar o maior carnaval do Rio Grande do Norte. O reinado de momo dos macauenses foi lançado oficialmente na noite desta terça-feira (18), no Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Superior Padre João da Penha Filho, considerada a maior escola pública municipal do RN e contou com a presença do prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto.

O chefe do executivo municipal apresentou um vídeo com imagens que mostram a grandeza do carnaval da cidade, que durante os dias de folia arrasta cerca de 300 mil pessoas por dia, engrossando a população que gira em torno de 30 mil habitantes durante o restante do ano.

Para comportar tanta gente, principalmente nos arrastões do Mela-mela, foi construído um anel viário que cerca a cidade, com uma extensão de 6 quilômetros, que se transforma em um mar de gente de perder de vista. Para abrigar os visitantes, os moradores alugam cerca de 1.500 residências, que a um valor médio de até R$ 2 mil, alcança a uma cifra de R$ 3 milhões circulando no período na cidade.

Programação

Durante o lançamento o chefe do executivo municipal apresentou a programação e os destaques do carnaval de Macau em 2014, que este ano apresenta mais uma vez a sensação da banda Grafith, trazendo multidões no Mela-mela, sempre com a saída às 16 horas na Avenida Centenário, seguindo pelo anel viário, nos dias 1, 2 e 3 de março. Mas a festa já inicia o dia com muita folia na praia de Camapum, onde ocorrerá uma novidade este ano que são os encontros de paredões de som com DJs.

Já á noite a Praça da Conceição se transforma no endereço do frevo e da alegria com a apresentação de bandas e artistas locais, que este ano continuam tendo espaço e destaque no carnaval e também à noite no palco montado no Largo Cultural de Eventos Mestre Avelino, com grandes atrações como a banda Farra de Rico, no dia 1º de março, Dan Ventura e Tribala, no dia 2, e os cantores Serginho Lisboa e Ricardo Chaves, no dia 3 de março, no dia 04, se apresentam nos dois palcos, as bandas Forró da Rapaziada e Grafith.

Ainda no dia 4 de março, a partir das 20h, ocorrerá o desfile oficial das escolas de samba e tribo de índios guaranis. “O carnaval de Macau é do povo para o povo e toda esta programação é de graça”, afirmou o prefeito Kerginaldo Pinto.

Prévia

A folia já agita a cidade e os seus visitantes no sábado, dia 22 de fevereiro com o tradicional Baile da Saudade, no Lions Club a partir das 23h, culminando com a entrega da chave da cidade pelo prefeito Kerginaldo Pinto ao rei e rainha do carnaval, Allison José e Samira Brune, que também serão coroados na ocasião. No domingo, dia 23, ocorrerá a Caravana das Praias, que percorrerá Diogo Lopes, Barreiros com trios e bandas. A festa termina no Conjunto da Cohab com arrastão puxado pela banda baiana Chicabana.

A abertura oficial do carnaval de Macau acontecerá na sexta-feira, 28 de fevereiro, com o Carnaval da Melhor Idade, com arrastão pelas ruas de Macau, saindo às 16h da Praça da Matriz. Às 20 horas, ocorrerá ainda a grande final do 43º Campeonato de Futebol de Salão de Blocos Carnavalescos, no Ginásio Poliesportivo Virgílio Barbosa. Logo após o resultado do jogo, sai às ruas o Arrastão do Campeão, puxado por dois trios elétricos e as bandas Forró da Pegação e Berg Santos e Banda.

Infraestrutura

O prefeito Kerginaldo Pinto informou ainda que durante a folia serão disponibilizados 400 policiais militares, com a novidade de uma plataforma de observação, a mesma que será usada durante a Copa do Mundo no Estádio Arena das Dunas, em Natal, além de outra novidade que será uma delegacia móvel, que será instalada no Largo de Eventos.

O chefe do executivo municipal disse ainda que todo um aparato está sendo preparado para a festa com ambulâncias do Samu e dois médicos de plantão 24 horas, no Pronto Socorro do Hospital Antônio Ferraz.

Economia

Com a realização do carnaval, a economia da cidade é a grande beneficiada com o evento. Pesquisa do Instituto Smart, feita durante o carnaval do ano passado, se constatou que durante os dias de folia, cada folião gastou em média, R$ 474,98. Como circulam pela cidade cerca de 300 mil pessoas por dia, segundo dados da Polícia Militar, calcula-se ter entrado na economia local cerca de R$ 100 milhões.

“Temos uma estrutura já pronta para festa, feita ao longo dos últimos anos, como o anel viário, por onde passa o Mela-mela e que foi construído na gestão do ex-prefeito Flávio Veras. A Caern, inclusive, já me confirmou que o folião pode ficar tranquilo que não haverá problemas com o abastecimento de água na cidade”, concluiu o prefeito Kerginaldo Pinto.

Composição de mesa

VT de apresentação do Carnaval