Prefeito garante com a Caern força tarefa para coibir desvios de água e normalizar abastecimento em Macau

publicado: 24/01/2017 07h10,
última modificação: 24/01/2017 07h11

IMG_6249

A agenda administrativa do prefeito de Macau Tulio Lemos começou pela sede da Caern, nesta segunda-feira, 23, onde ele esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Jairton Medeiros (Pintinho). Tulio foi mais uma vez a companhia, cobrar do presidente Marcelo Toscano medidas para evitar o colapso de água no município.

Segundo o prefeito, o presidente da Caern deu garantias que irá cobrar medidas emergenciais dos órgãos fiscalizadores, para enfrentar os barramentos com as bombas que desviam água do Rio Açu/Piranhas, trazendo prejuízos para a população de Macau, que sofre desde 2014 com interrupções frequentes no abastecimento, causado também pela falta de chuvas.

Poços perfurados
Na ocasião, o prefeito Tulio Lemos também informou a Toscano sobre os poços que estão sendo perfurados, através de uma ação da prefeitura, nos distritos de Barreiras e Diogo Lopes, para atender emergencialmente as duas comunidades e cobrou apoio para as ligações dos poços para os reservatórios da Caern.

Caixas d’ Água
O prefeito também cobrou de Toscano a aquisição de mais Caixas d’ Água, para ajudar emergencialmente o abastecimento, para que a população conte com esses reservatórios em áreas estratégicas, nos bairros e comunidades. “Uma parte da cidade já conta com o serviço, tanto a prefeitura, quanto a Caern investiram na compra de reservatórios com capacidade que varia de 5 a 10 mil litros de água”, disse o prefeito.

Adutora de engate rápido
O presidente da Caern também informou a Tulio que a companhia já concluiu a fase de testes dos quatro poços profundos construídos ao longo da BR-406, em Afonso Bezerra, que servirão como fonte de abastecimento para todas as cidades atendidas pelas adutoras Pendências/Macau/Guamaré e Sertão Central Cabugi, abastecidas pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

A Caern investiu R$ 294 mil em recursos próprios para a pesquisa hidrogeológica e perfuração dos poços com vazão que chega a 400 metros cúbicos por hora. “Agora a Caern vai buscar os recursos para construir as interligações com as duas adutoras, localizadas em Pendências e em Angicos”, explicou Tulio Lemos.