Macau tem Dia D de Vacinação contra gripe neste sábado

publicado: 12/04/2024 20h48,
última modificação: 12/04/2024 20h48

Para ampliar o acesso à vacina e garantir a proteção da população, a Prefeitura de Macau vai abrir duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), neste sábado (13), das 08 às 14h para o Dia D de Vacinação contra a Gripe.

A imunização acontecerá nas UBSs Valadão e Porto I e II (CEM). A campanha, iniciada no último dia 19 de março, prossegue até o próximo dia 31 de maio, de segunda a sexta-feira, em todas as UBSs. O Dia D tem como público prioritário: Idosos, Gestantes, Puérperas, Indígenas e Crianças de 6 meses a 5 anos

O objetivo desse dia de grande mobilização é aumentar a cobertura vacinal contra a gripe. Com isso, a expectativa é de redução do agravamento de casos, internações e óbitos pela infecção pelo vírus influenza, principalmente neste período de aumento de registro de doenças respiratórias na cidade. As doses são trivalentes, ou seja, protegem contra influenza A (H1N1 e H3N2) e o influenza B.

No momento da vacinação é necessário que os públicos prioritários apresentem o documento de identificação com foto, CPF, e o cartão de vacina. É indispensável, também, que alguns dos grupos apresentem um comprovante da função exercida, no caso dos profissionais, ou laudo médico que comprove a condição de saúde.

Demais públicos

Também podem receber o imunizante contra a gripe: Professores, Profissionais da saúde, Pessoas em situação de rua, Caminhoneiros, Forças armadas, agentes de segurança e salvamento e Pessoas com deficiência permanente. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de aplicar 300 doses.

Com informações: Assecom/PMM.