Macau realiza hoje, o dia ‘D’ de vacinação contra sarampo e paralisia infantil

publicado: 08/11/2014 00h42,
última modificação: 08/11/2014 13h25

A cidade de Macau vai realizar, neste sábado (8), o dia ‘D’ contra a Paralisia Infantil e Sarampo. Todas as unidades localizadas no município, vão estar abertas das 8 às 17 horas.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Aparecido Coutinho, a ação faz parte da campanha de vacinação, que está sendo realizada em todo o país e segue até o dia 28 de novembro. O objetivo é evitar a disseminação dos casos de sarampo e manter o país livre da poliomielite, como acontece desde 1990.

Contra a Paralisia Infantil, podem ser vacinadas crianças entre seis meses e cinco anos de idade. Já contra o sarampo, a idade para imunização varia entre um e cinco anos incompletos.

Relação de Postos de vacinação:

Clinica da Família (Porto São Pedro)

PSF Centro ( Rua do Cruzeiro)

PSF Valadão

PSF Navegantes

UBS Cohab

PSF Barreiras

PSF Diogo Lopes

Dados

De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2013 e 2014, 10 países registraram casos da poliomielite. Desse total, o Paquistão, a Nigéria e o  Afeganistão são considerados endêmicos. Já o sarampo, doença infectocontagiosa que pode cursar com gravidade, teve casos importados registrados no Brasil, em 2013 e 2014, com concentração em Pernambuco e Ceará.

No ano de 2014, foram registrados 160 mil casos da doença no mundo e, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de contaminação se eleva.

NG copy