Macau: Inaugurada a maior escola pública de ensino fundamental e superior do RN

publicado: 10/02/2014 07h37,
última modificação: 10/02/2014 12h01
Prefeito Kerginaldo Pinto durante discurso na inauguração do Complexo Padre Penha

Em clima de festa, a Prefeitura de Macau entregou na sexta-feira, 07, o Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Superior Padre João Penha Filho. A obra iniciada na gestão do ex-prefeito Flávio Veras foi concluída e entregue pelo atual prefeito, Kerginaldo Pinto, que na ocasião destacou o investimento da prefeitura em R$ 3,3 milhões, aplicados na infraestrutura e nos modernos equipamentos, que dotou o complexo de um alto padrão.

Prestigiaram a inauguração, além do prefeito Kerginaldo Pinto, autoridades locais, o desembarcador aposentado Aécio Sampaio Marinho, o pároco da cidade, Lenilson Chagas, que fez a bênção solene, o prefeito de Alto do Rodrigues, Abelardo Filho, o deputado estadual George Soares e o vice-reitor da UERN, professor Aldo Gondim Fernandes, que na oportunidade representou o reitor, professor Pedro Fernandes.

Familiares do Monsenhor João Penha Filho também participaram do ato solene. Falou em nome da família, o sobrinho Carlos Penha de Araújo, que na ocasião ressaltou o amor que amor que seu tinha pela terra das salinas e agradeceu ao prefeito Kerginaldo Pinto a grande homenagem da prefeitura a memória do seu tio. “Essa escola é uma semente para o futuro, como tantas outras que padre penha plantou aqui e hoje vimos germinar, quando encontro aqui amigos das gerações que ele ajudou a formar nos ensinamentos cristãos e com os princípios morais e éticos”, disse emocionado o médico Carlos Penha.

Aumento no número de vagas

A nova escola que será aberta aos alunos ainda esta semana vai passar a ofertar quase 200 vagas a mais no ensino fundamental do município, aumentando o número de matrículas de 788 para 980. No complexo também funcionará o Núcleo Avançado de Educação Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN, oferecendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras.

Para o vice-reitor da UERN, professor Aldo Gondin, o núcleo avançado de Macau a partir da inauguração do Complexo Padre Penha é o que detém a melhor estrutura no Estado. “É uma obra revestida de um grande valor, porque traz melhores condições de aprendizado para o aluno e oferece boas condições de trabalho para os nossos professores”, reconheceu.

Estrutura

O complexo é dotado de doze salas de aulas climatizadas, sala de leitura, laboratório de informática, sala de direção e de supervisão, duas bibliotecas, guarita com monitoramento eletrônico, refeitório, cinco praças de convivência, praça de alimentação com lanchonete e 3 mil metros quadrados de área de estacionamento.

A escola também ganhou um parque esportivo com duas quadras poliesportivas, um campo de futebol gramado, um ginásio e um equipado e moderno teatro – auditório com capacidade para mil pessoas sentadas.

O secretário de educação, Rodrigo Aladim destacou que o Complexo João Penha acompanha um moderno padrão que vem sendo implantado no ensino público em Macau. “Começamos pela educação infantil com as creches, hoje o prefeito entrega aqui a primeira escola de ensino fundamental dentro de um padrão moderno que chegará a todas as unidades de ensino, na cidade e nos distritos”, revelou Aladim.

Ao encerrar os discursos da noite, o prefeito Kerginaldo Pinto começou suas palavras em tom de emoção. “Estou feliz, porque aqui passei boa parte da minha vida acadêmica, quando cursei Administração na UERN. Convivia com a poeira e sentia falta de toda essa estrutura que hoje entregamos a comunidade de Macau, quando inauguramos esse complexo, que além de se revestir da mais justa homenagem ao padre Penha, por tudo que ele fez pela educação em Macau, traz para a cidade uma estrutura de referência no ensino fundamental e superior”, disse.

Programação

Após o ato solene, as autoridades e os convidados conheceram toda a estrutura do moderno complexo e ainda assistiram ao espetáculo de teatro e dança contemporânea da Companhia Amagoa, com a participação dos alunos da Escola de Artes da Fundação de Cultura de Macau. As apresentações aconteceram no Teatro “Ginásio Nossa Senhora da Conceição”, construído no complexo e inaugurado também na sexta-feira. Um show com a cantora Khrystal encerrou a programação de inauguração.

Padre Lenilson Chagas durante a bênção solene
Prefeito entrega réplica da placa com homenagem ao Padre Penha ao sobrinho Carlos Penha
Descerramento da placa do complexo educacional Pe. Penhaafiliado
Descerramento da placa do complexo educacional Pe. Penha