DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL É COMEMORADO NAS ESCOLAS EM MACAU

publicado: 24/04/2018 09h54,
última modificação: 08/08/2018 19h30

As escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Macau comemorou na última quarta-feira (18/04), o Dia Nacional do Livro Infantil. Contações de histórias e biblioteca itinerante foram atividades que fizeram parte da programação voltada aos estudantes e professores da rede. A iniciativa faz parte de uma proposta de incentivo à leitura, concretizada nas práticas pedagógicas dos professores.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público, sendo este, autor de dezenas de obras como “O Saci”, “Reinações de Narizinho” e “O Pica-pau Amarelo”, que inspiraram a série televisiva “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Para a Secretária Eliane Han: “A leitura deve ser uma atividade permanente no dia a dia do trabalho com as crianças. A programação realizada nas escolas teve como objetivo aproximar o livro do leitor, sobretudo em tempos digitais, valorizando a cultura literária”, destacou a secretária. De acordo com Patrícia Carol, Secretária adjunta Pedagógica: “Diferentes habilidades são afloradas por meio da literatura, entre elas a linguagem, contribuindo para a ampliação do vocabulário e incentivando a criatividade e a vivência do mundo do faz de conta”, completou.