A Prefeitura de Macau, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando atividades de mobilização com a comunidade voltadas às comemorações do Outubro Rosa, iniciativa que tem como objetivo reforçar com o público feminino durante todo este mês a prevenção do câncer de mama e colo de útero. No sábado, 18, durante todo o dia aconteceu no CEM (Centro de Especialidades Médicas),uma ampla programação com palestras com voluntários da liga norte-rio-grandense contra o câncer, coleta de preventivos, consultas médicas, apresentação da Banda Filarmônica Municipal Monsenhor Honório, grupos Cia. Amagoa, e Adoração Sem Limites, e sorteio de brindes entre os participantes.
O secretário de Saúde, Aparecido Coutinho esteve presente ao evento, onde destacou a importância da campanha do Outubro Rosa. “É um movimento popular internacionalmente conhecido pelo laço cor de rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama é o momento certo para intensificarmos as ações que realizamos durante o ano com nossas usuárias, reforçando os cuidados que elas devem ter permanentemente com exames preventivos”, afirma Coutinho.
O secretário de Saúde, Aparecido Coutinho esteve presente ao evento, onde destacou a importância da campanha do Outubro Rosa. “É um movimento popular em todo o mundo, no mês de outubro conhecido pelo laço cor de rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama é o momento certo para intensificarmos as ações que realizamos durante o ano com nossas usuárias, reforçando a conscientização das mulheres sobre a importância da realização de exames preventivos e os cuidados que elas devem ter permanentemente com a saúde”, afirma Coutinho.
Dados
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma): Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).