SAÚDE:Educação e saúde vão atuar em parceria para oferecer qualidade de vida a partir das escolas

publicado: 26/01/2017 | 10h52

saude1

Nesta quinta-feira, 25, na sede da Secretaria Municipal de Saúde reuniram-se representantes do NASF(Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e PSE(Programa Saúde na Escola), para traçar objetivos e atuação dos dois programas em Macau.

Na ocasião, esteve presente a coordenadora do Programa Saúde na Escola-PSE Nalvanir Soares e profissionais da área de saúde que atuarão nos programas, atendendo o público alvo com várias especialidades, incluindo, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional e educação física.

Sobre o programa saúde na escola, Nalvanir que também está responsável pela coordenação do NASF, destacou: “O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.”

Mais recursos

No final da reunião, depois de expos o plano de ações do NASF e do PSE, Nalvanir chamou a atenção dos profissionais para o PMAQ-AB, programa que tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.
O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. O PMAQ-AB conta com a participação de todas as equipes da Estratégia Saúde da Família (antigo PSF), incluindo as equipes de Saúde Bucal, Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Centros de Especialidades Odontológicas.