Saúde reduz fila do SUS com mutirão de ultrassonografia e atende 81 pacientes

publicado: 27/04/2021 | 09h45

Os mutirões são uma alternativa para reduzir a fila de espera para diversos atendimentos na área de saúde, como por exemplo, as especialidades. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira, 26, novo mutirão de ultrassonografia na cidade de Macau.

A ação aconteceu na Escola Edinor Avelino, no horário das 07h30 às 15h e atendeu 81 pessoas, que necessitavam de ultrassonografia obstétrica, abdômen total, transvaginal e mamária. Todos os pacientes apresentaram encaminhamento médico e o procedimento foi agendado anteriormente pelo setor de regulação da SMS.

“Ampliar o acesso do cidadão a especialidades e diminuir ainda mais o tempo de espera por exames, é uma preocupação do prefeito José Antônio Menezes. O nosso esforço é continuado para reduzir as filas no SUS”, explicou a coordenadora da Atenção Básica, Verônique Barros.

Em pouco mais de 120 dias da nova gestão, dois mutirões foram realizados no município. Segundo o setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, 155 procedimentos de ultrassonografia foram feitos nesse período, reduzindo a fila de espera por esse exame de imagem.

Para que serve esse exame?

A ultrassonografia é um exame de imagem que pode ser indicada pelo médico com o objetivo de identificar alterações nos órgãos. Assim, esse exame pode ser recomendado para:

Investigar a dor abdominal, nos flacos ou nas costas;

Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto;

Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;

Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões;

Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.

(Fonte: Assecom/PMM).