Em pouco mais de uma hora de pronunciamento no rádio, o prefeito de Macau Tulio Lemos prestou contas dos 200 dias de gestão à frente da Prefeitura de Macau, elencando pontos importantes como o resgate do pagamento dos salários dos servidores em dia. Lemos lembrou que em 1º janeiro de 2017, quando assumiu a prefeitura encontrou quatro folhas de pessoal em atraso e que hoje pouco mais de R$ 2 milhões dessa dívida herdada já foi quitada pela sua gestão.
Ainda no seu pronunciamento na FM Salinas, Tulio Lemos pontuou erros gerenciais na sua gestão que acarretaram o atraso no pagamento de salários de servidores contratados, justificando o caos social que encontrou a cidade em janeiro de 2017, com uma estatística alta de desemprego, além da ineficiência nos serviços públicos.
“Nenhum prefeito contrata um servidor para não pagar. Fizemos o bem naquele momento, pensando nas pessoas, mas também atendendo a necessidade da máquina administrativa. Infelizmente, as receitas não reagiram e vamos enxugar ainda mais essa folha de contratados, observando a necessidade de horar com todos esses compromissos”, disse.
Para Tulio: “Quem já pagou em 200 dias pouco mais R$ 2 milhões de dívidas do passado tem crédito para negociar e quitar o que deve do presente”, disse tranquilizando os contratados, fornecedores e prestadores de serviços que tenham algum valor a receber da prefeitura, por meio de dívidas contraídas na sua gestão.
Acordos suspensos e corte de despesas
O prefeito Tulio Lemos também anunciou que todos os acordos de parcelamentos de salários atrasados de gestões passadas serão suspensos temporariamente. “Vamos diminuir salários e o número de cargos comissionados, para atingir uma meta de até 30% de redução no custeio da máquina administrativa para se adequar a realidade econômica”, anunciou.
Cortando na carne
Para a próxima semana, já está previsto o anúncio de algumas medidas administrativas pelo prefeito Tulio Lemos para contenção de gastos, com cortes que possam garantir o equilíbrio das finanças do município. “Será um grande desafio e precisamos contar com a confiança e a compreensão de todos, porque essas medidas vão trazer resultados no futuro, não para Tulio, mas para a cidade”, concluiu o prefeito.