O Prefeito de Macau, José Antônio Menezes e a Secretária Municipal de Saúde, Terezinha Menezes, receberam membros da direção da APAC/Macau, acompanhados de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde. O encontro teve como objetivo, traçar um bom planejamento para a ampliação das ações e serviços oferecidos para os recuperandos.
Durante a reunião, também houve a discussão em torno da necessidade de reestruturação da instituição. Dentro dos encaminhamentos, ficou definido que a Secretaria Municipal de Saúde irá aderir ao Programa de Saúde Prisional, visando ampliar o leque da assistência para os recuperandos.
Programa de combate ao tabagismo, consultas multidisciplinares e atendimentos semanais em enfermagem são ações que vão chegar até o público atendido pela entidade. A possibilidade de convênio entre o Município e a APAC também foi discutida, para que haja o aproveitamento dos apenados na prestação de serviço para a prefeitura.
A ideia é aproveitar a mão de obra em serviços de recuperação de móveis, pinturas de móveis e imóveis, dentre outros. Atualmente, além da cessão do prédio, onde funciona a APAC, o município de Macau custeia as despesas com energia elétrica e fornecimento de água.
A APAC é uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – é uma entidade civil de direito privado, com personalidade jurídica própria, dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Em Macau, a entidade exerce um trabalho atuante na recuperação e reintegração dos apenados, com resultado reconhecido pelo Tribunal de Justiça do RN.