Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Macau e a Federação Potiguar de Lutas está gerando bons frutos. É que alunos que fazem parte do projeto de Extensão de Luta Olímpica, realizado pelo professor de Educação Física, João Paulo Barbosa, na Escola Municipal João Penha Filho, participaram da IV Copa Natal de Luta Olímpica e do Campeonato Brasileiro Infantil que foi realizada no CAIC de Lagoa Nova, em Natal, entre os dias 25 e 26 de agosto.
De acordo com o professor João Paulo, a equipe que participou do Campeonato foi representada por dois professores, ele e Onésio Filho e os alunos foram os seguintes: Jhonatan Rafael; João Lucas; Felipe Cauã; Hernesto Leandro; Gabriel Melo e Pedro Henrique. “Agradecemos à secretária de Educação, Eliane Han, pelo suporte dado aos alunos, que participaram de um evento de grande destaque nacional. Inclusive, Pedro Henrique, foi o destaque da equipe nos dois campeonatos e sagrou-se campeão Brasileiro Infantil, da Copa Natal. E na Classe Cadete, Felipe Cauã ficou com a vice colocação e o aluno Gabriel Melo, ficou na terceira colocação”, comemorou João Paulo.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, além de apoiar o projeto dentro da Escola Municipal João Penha Filho, também concedeu transporte e pagou as inscrições e alimentação dos alunos para o Campeonato. “O esporte é uma importante ferramenta para a educação dos nossos alunos, porque incentiva a disciplina, estimula o raciocínio e ainda mantém as crianças ocupadas e focadas. Estamos muito felizes com os resultados obtidos”, comentou a titular da SMEC, Eliane Han.
Ao todo são 22 alunos que participam do projeto, entre seis e 18 anos e, segundo João Paulo Barbosa, pessoas de fora também podem treinar. Na Escola Municipal, os treinos são pela manhã e tarde, nas segundas e terças-feiras. O Prefeitura também incentiva a luta no Distrito de Diogo Lopoes, que acontece na Academia Pitibull Brothers, ao lado da UBS, nas segundas e quartas-feiras, à noite.
“Num país onde o futebol é a modalidade esportiva mais cultuada, muita gente associa a luta esportiva à agressividade. Mas é justamente o contrário. Os treinos canalizam a agressividade para uma atividade esportiva. E isso gera disciplina e foco. Aqui ainda não é tão valorizado, mas a luta olímpica faz parte do currículo escolar dos Estados Unidos”, afirmou João Paulo.
O que é Luta Olímpica (Wrestling)?
As lutas olímpicas são consideradas algumas das modalidades mais antigas de que se tem notícia. Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga já se disputavam combates de luta no estilo da atual greco-romana. São duas as modalidades de lutas (greco-romana e livre. E o objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão e, além disso, golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos.