A sensação é de felicidade para a dona de casa Erica da Silva e o marido Felipe Ribeiro, moradores da Cohab, em Macau. Com 38 semanas e seis dias de gestação, apreensiva quanto à possibilidade do primeiro filho do casal vir ao mundo em Natal, Erica já respira aliviada, depois de dar a luz ontem a Heitor, que nasceu de parto cesáreo pelas mãos da equipe médica do obstetra Luciano Araújo, no Hospital Municipal Antônio Ferraz.
O único hospital do município, que atende ainda pacientes de cidades da região Salineira e Vale do Açu, teve o serviço de obstetrícia suspenso durante alguns meses na gestão anterior, por falta de profissionais. Com a interrupção do serviço e o fechamento da Maternidade José Varela, muitas mães macauenses foram obrigadas a dar a luz em outras cidades, quando não, dentro de ambulâncias, a caminho de hospitais e maternidades.
O alívio de quem viu o filho nascer em casa
“O médico que me acompanhou no pré-natal falava que Heitor podia nascer em Natal, porque aqui não tinha obstetra, isso me assustava muito, mas graças a Deus tive a felicidade de ver meu filho nascer aqui”, declarou Erica Silva, na presença do prefeito Tulio Lemos, da primeira-dama Andrea Lemos, da Secretária de Saúde Lucianny Guerra e ainda da diretora administrativa do hospital, Luciana Vidal.
Compromisso em dia
Para Erica, além da saúde do bebê, que nasceu saudável, às 15h57 desta quinta-feira, 19, pesando 3.550 quilos e medindo 51 centímetros, é importante destacar que o prefeito Tulio Lemos cumpre com a sua palavra. “Na campanha ele dizia que ia acabar com o sofrimento das gestantes e os filhos de Macau iam voltar a nascer aqui. Parabenizo Tulio e sua equipe por cumprir esse compromisso em menos de um mês na prefeitura”, declarou Erica.
Escala de obstetras
Para a Secretária de Saúde Lucianny Guerra, o momento é de mudanças e aos poucos a população vai sentir essa diferença também na Saúde. “Hoje já podemos contar com médicos obstetras em dois dias da semana no hospital, mas a determinação do prefeito Tulio Lemos é que a gente feche essa escala de plantão para todos os dias, até o mês fevereiro”, revelou.
Pequenas cirurgias
A Secretária Municipal de Saúde adiantou que equipe médica de Luciano Araújo formada por mais dois médicos e enfermeiros, já começa a realizar, além dos partos, pequenas cirurgias no hospital. “Vamos entrar fevereiro já com cirurgias eletivas agendadas, de forma que o centro cirúrgico passe a operar na sua capacidade, inclusive aos finais de semana”, concluiu a secretária.