Instituído pela Lei nº 1152, de 23 de junho de 2015, com vigência de 10 anos, o Plano Municipal de Educação-PME de Macau esteve na pauta da visita técnica de Maria das Vitória Ferreira Rocha, representante da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE), órgão ligado ao Ministério da Educação-MEC. O município recebeu elogios pelo trabalho desenvolvido até o momento.
A representante do MEC foi recebida na cidade pelo Secretário Municipal de Educação, Vagner de Souza, para debater questões para melhoria na qualidade de ensino. Na oportunidade foram discutidos vários pontos referentes à implantação e o monitoramento do PME. “Macau está de parabéns pelo cumprimento das etapas do PME”, avaliou Maria das Vitórias.
Participaram também da reunião de trabalho, a Secretária Adjunta, Izaura Passos, a Equipe Técnica da SME, responsável pelo monitoramento e Avaliação do PME e a Comissão Coordenadora. O encontro ocorreu no Auditório do Polo UAB/UFRN.
Plano de metas
A cidade de Macau promoverá a realização de pelo menos três conferências municipais de educação até o final do decênio, articuladas e coordenadas pelo Fórum Municipal de Educação, instituído em Lei. Para a avaliadora do MEC, o município segue todas as etapas do planejamento e conta com uma equipe capacitada e comprometida.
Articulação e monitoramento
Da equipe técnica da SME, estavam presentes Maria da Conceição Costa da Rocha, João Maria Gomes do Nascimento, Maria de Fátima Siqueira de Amorim e Francisca Ivaneide Ferreira do Nascimento, além de outros servidores do setor Pedagógico.
Da Comissão Coordenadora das ações do PME representaram a Câmara Municipal, os vereadores Cláudio Gia (PT) e Ítalo Mendonça (PRB). Representando o Fórum Municipal, compareceu Professor aposentado Zélio Trindade e representando a SME, a professora Ivanize Ribeiro.