Considerando a concepção de uma Ouvidoria Ativa, que além do seu trabalho de rotina, deva sair do seu campo seguro e pesquisar junto à população, aos gestores e servidores suas demandas e opiniões, a Ouvidoria do Município tem arregaçado as mangas e vem trabalhando para estreitar as relações com a população.
“Verificou-se a necessidade de criação de um projeto de Ouvidoria Itinerante com o objetivo de contribuir para o aumento do acesso à Ouvidoria-Geral do Município. A nova postura da Ouvidoria vai até o cidadão (usuários) para saber a realidade sobre os serviços ofertados pela administração pública”, explicou a Ouvidora e advogada, Cleide Câmara.
Ainda segundo Cleide Câmara, além da disseminação de informações sobre as ações, a equipe da Ouvidoria itinerante realiza a escuta qualificada e humanizada, recepcionando in loco as maifestações (solicitações, reclamações, denúncias, elogios) daquela população com suas especificidades.
“As primeiras ações dessa estratégia de Ouvidoria Itinerante já tem apresentado bons resultados proporcionando uma melhoria na qualidade dos serviços ofertados”, avaliou Cleide, após visitar escolas e unidades de saúde no município.