Covid-19: Prefeitura de Macau amplia acesso a testes para feirantes e comerciantes

publicado: 02/05/2021 | 12h50

A Prefeitura de Macau disponibilizou um novo lote de testes rápidos com o objetivo identificar, orientar e isolar possíveis focos de contaminação pelo novo coronavírus. A ação ocorreu neste sábado, 1º de maio, atendendo feirantes e comerciantes do Mercado Público.

Feirante há seis anos, Marleide Viana aproveitou para ser testada. “É uma iniciativa muito válida, principalmente aqui no Mercado, onde há uma movimentação intensa de pessoas e muitas delas negam os perigos causados por essa doença. Precisamos todos nos cuidar”, alertou.

Segundo a enfermeira Viviane Veras, coordenadora do Centro Covid no município, foram feitos 150 testes rápidos e 230 pessoas passaram pelo serviço de saúde. Sete pessoas testaram positivo e 34 exames acusaram o IgG positivo, o que significa que o paciente teve infecção há pelo menos 3 semanas e pode estar imunizado.

“Foram disponibilizados testes rápidos (IgM e IgG) para confirmar o diagnóstico em pacientes que tenham tido sintomas ou contato com pessoas infectada. Os testes também ajudam a diagnosticar um paciente assintomático, o que atenua o processo de contaminação do coronavírus”, informou a enfermeira.

A Secretária de Saúde, Terezinha Menezes ressaltou a importância da prevenção e combate à doença. “Essa ação tem diversas frentes e visa conter o avanço da Covid-19, reduzindo o impacto da doença no nosso município. Além disso, estamos orientando as pessoas sobre como enfrentar da melhor forma possível esse vírus”, disse.

Durante o Dia D de Testagem, ainda foram realizadas ações de distribuição de máscaras e conscientização das pessoas para o uso de máscaras, álcool a 70% (tanto na forma de gel como na forma líquida) e também sobre a importância do distanciamento social.

A Covisa e a Guarda Municipal apoiaram a mobilização. “Essa ação é muito importante porque possibilita que as pessoas sejam testadas e, dependendo do resultado, se cuidem para evitar que essa doença se propague ainda mais. Tudo para nossa segurança”, afirmou o prefeito José Antônio de Menezes.