O planejamento das ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca para o ano de 2017 foi pauta da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário de Macau- CMDSs, que ocorreu na última quinta-feira, 26. Na ocasião, foi apresentado o novo conselheiro, o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Valfran Miranda.
As Secretarias Municipais de Planejamento e Turismo, a COVISA, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e o projeto RN Sustentável mandaram representantes para reunião, onde compareceram também o vereador Francisco Pereira (Lampião) e ainda representantes das comunidades rurais do município, assentamentos e Colônias de Pescadores Z-9 e Z-41.
Dificuldades
No primeiro momento da reunião, foram expostas as dificuldades de cada localidade e dos setores de agricultura e pesca do município. Temas como: problemas de infraestrutura, meio ambiente, questão hídrica, o lixo, apoio a produção, dificuldades das relações com os órgãos do município e do Estado foram às dificuldades mais comuns apontadas durante as abordagens.
Prestação de contas
O secretário Valfran Miranda apresentou o orçamento da pasta para o ano de 2017 e afirmou a sua satisfação em se tornar um conselheiro. “Algumas ações aqui reivindicadas já vão se iniciar, como o corte de terra, o garantia-Safra, convênio com a Emater e a contratação de técnicos para assessorar a agropecuária, a pesca, a aqüicultura e a carcinicultura”, disse Valfran, destacando o apoio do prefeito Tulio Lemos também para aquisição de sementes de milho, sogo e feijão e de mudas de caju.