“Saúde Casa a Casa” chega aos cidadãos do Porto de São Pedro

publicado: 14/07/2023 | 11h34

A Secretaria Municipal de Saúde identificou que cerca de 80% dos diabéticos e hipertensos não buscam o serviço básico de saúde regularmente, com isso, cada dia mais as pessoas estão sendo acometidas por problemas de saúde mais sérios, que podem ser evitados com consultas e exames regulares nas Unidades Básicas de Saúde.

Para mudar essa realidade, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o Projeto “Saúde Casa a Casa”, que visa avaliar públicos específicos, levando promoção à saúde, com intuito da prevenção de doenças.

Após ser iniciado na Comunidade de Barreiras, agora o Projeto Saúde Casa a Casa chega aos moradores hipertensos e diabéticos, através da equipe Saúde da Família Porto 2.

O enfermeiro Charllys Tavares relatou que foram realizados 35 atendimentos em um único dia, onde mais de 50% de diabéticos e hipertensos atendidos estavam com suas condições de saúde alteradas ou não satisfatórias, sendo orientados a procurar a UBS para avaliação médica.

O projeto visa uma mudança de hábito, pois as pessoas acreditam que somente os especialistas podem tratar doenças. Mas, na verdade, as UBS são extremamente resolutivas, segundo o Ministério da Saúde, mais de 85% das demandas de saúde podem ser resolvidas através da Atenção Primária.

A recomendação é que hipertensos e diabéticos pelo menos uma vez a cada seis meses procurem sua Unidade de Saúde.

Com informações: Assecom/PMM