“Band Cidades Excelentes”: Macau é a número um do RN em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública

publicado: 08/11/2022 | 08h16


A cidade de Macau está entre os municípios potiguares que mais se destacaram na cerimônia de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, na noite desta segunda-feira (07), no auditório da Fiern em Natal.

Por excelência na gestão pública, o município de Macau venceu no pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública no grupo de cidades com população entre 30 e 100 mil habitantes. O prefeito José Antônio de Menezes recebeu o prêmio das mãos de João Soares, diretor superintendente da Band RN.

Além do prefeito, a primeira-dama Terezinha Menezes e o vice-prefeito Rodrigo Aladim também prestigiaram a solenidade. Em entrevista à imprensa, o Prefeito Dr. José Antônio falou da sua felicidade em resgatar o protagonismo do município. “Macau avança e esse reconhecimento vem com os indicadores socioeconômicos que levaram a cidade a conquistar essa premiação”, disse.

Prêmio

A premiação, realizada pela segunda vez neste ano, reconhece e incentiva propostas de gestão pública que procurem melhorar a qualidade de vida nos municípios. As cidades são premiadas em seis categorias: geral, eficiência fiscal, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico.

Em cada categoria foram premiados três municípios, divididos segundo seu tamanho: até 30 mil habitantes, 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Macau agora segue para a etapa nacional, que ocorrerá em Brasília, com os finalistas dos demais estados.

Para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avaliou os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. No pilar desenvolvimento socioeconômico, em que Macau foi o grande vencedor, foram considerados indicadores como PIB per capita, Índice GINI da renda domiciliar per capita, número de jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio e superior, porcentagem de pobres entre os habitantes, população economicamente ativa empregada e taxa de mortes no trânsito e de homicídios.

A premiação leva em consideração 62 indicadores e 6 pilares. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. Ao todo, 32 municípios foram finalistas do 2º prêmio “Band Cidades Excelentes”.