28
Mesmo sem contar com casos confirmados do novo corona vírus, cidade se prepara para enfrentar a doença
A prefeitura de Macau, através da secretaria de saúde iniciou o processo de aquisição de aparelhos de respiração artificial. Os equipamentos são essenciais para a manutenção da vida de pacientes com quadros graves de infecção pelo novo coronavírus.
No auge da crise infecciosa os pacientes ficam com muita falta de ar, o que pode levar a morte. Com esse equipamento auxiliando na respiração, a possibilidade de salvar a vida de quem chega a esse estado grave é muito mais alta. Os respiradores são equipamentos utilizados nas UTIs. Mesmo depois da crise do COVID-19 os respiradores continuarão sendo de extrema importância para melhoria dos serviços de saúde em Macau.
Para agilizar disponibilidade de respiradores prefeitura alugou aparelhos
A grande dificuldade na aquisição dos aparelhos nesse momento é a enorme demanda que os fabricantes estão recebendo. Sem a possibilidade de novas entregas imediatas, o País pode iniciar o período de pico da doença sem respiradores suficientes.
Por isso, em paralelo à aquisição, dois respiradores foram alugados e já se encontram disponíveis no hospital de Macau. A preocupação é a possíbilidade de sobrecarga do serviço de saúde em todo o estado. Diante disso o município prepara-se para passar pelo período de pico da doença oferecendo uma condição mínima, essencial para manuntenção da vida.
De imediato, a rede municipal de saúde que conta com dois respiradores, já possui uma condição superior a da maioria dos municípios do Rio Grande do Norte.
“Estamos agindo fortemente na prevenção contra o corona vírus. Mas caso alguém da nossa cidade seja infectado estaremos pronto para dar todo o suporte e salvar vidas”, ressaltou o prefeito Túlio Lemos.