SMS promoveu ação alusiva ao Setembro Amarelo, sobre a importância da prevenção ao suicídio.
A Prefeitura Municipal de Macau por meio da Secretaria de Saúde promoveu na quinta-feira (13) uma ação em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio. “As ações que estão sendo realizadas neste mês têm como finalidade envolver e sensibilizar a comunidade. A melhor forma de prevenir é falar abertamente sobre o assunto e aprender a identificar pedidos de socorro sem preconceitos daqueles que sofrem muitas vezes silenciosamente”, afirmou Lucianny Guerra, secretária Municipal de Saúde.
A ação ocorreu na praça das mães e ofertou os seguintes serviços: palestras sobre a prevenção ao suicídio com profissionais de áreas da psicologia, auriculoterapia, consultas médicas, orientação de saúde bucal, aferição de pressão arterial e glicemia.
ABAIXO, LEIA TEXTO SOBRE O ATO DO SUICÍDIO.
Entenda a importância do Setembro Amarelo na prevenção do suicídio
por Maria Confort
Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte.
Nos últimos anos, a taxa de suicídio no estado de São Paulo cresceu 30% e os homens são as maiores vítimas.
Segundo uma pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida no ano de 2012. Além disso, para cada suicídio podem ter ocorrido mais de 20 outras tentativas que não deram certo.
A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. Essa é uma das metas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014.