A Prefeitura Municipal de Macau, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (12) uma reunião ampliada em preparação para a 5ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O encontro reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde e a garantia de direitos para os trabalhadores salineiros.
Convocada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) durante sua 348ª reunião ordinária, realizada em novembro de 2023, a conferência tem como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e está estruturada em três eixos fundamentais:
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social.
A reunião ampliada em Macau seguiu as diretrizes do Conselho Estadual de Saúde do RN (CES/RN), garantindo a participação de diversos segmentos da sociedade no debate. O objetivo foi discutir e formular propostas para políticas públicas municipais, estaduais e nacionais, que serão encaminhadas às instâncias superiores da Conferência. A organização do evento contou com uma comissão formada por representantes de entidades sindicais, do conselho de saúde, de movimentos sociais e do governo.
Etapas da Conferência
O cronograma da 5ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora prevê:
- Etapa Municipal – Como a realizada em Macau, até 15 de abril de 2025;
- Conferências Livres – Até 30 de abril de 2025;
- Etapa Estadual e Distrital – Até 15 de junho de 2025;
- Etapa Nacional – De 18 a 21 de agosto de 2025.
- Compromisso com a Saúde dos Trabalhadores
A reunião contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Polyanna Macêdo, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Roberto, e teve como palestrante Anny Karoline, que abordou os desafios e avanços necessários para a saúde dos trabalhadores.
A iniciativa demonstra a preocupação da prefeita Flávia Veras em fortalecer políticas de saúde voltadas para os trabalhadores salineiros, garantindo não apenas assistência, mas também ações de prevenção e promoção do bem-estar. O encontro reforça a importância do diálogo coletivo para a construção de políticas eficazes, alinhadas às necessidades da classe trabalhadora.