SME com atividades no Programa correção de fluxo

publicado: 02/06/2014 10h08,
última modificação: 03/06/2014 00h22
PARTICIPANTES DO GEEMPA/MACAU
PARTICIPANTES DO GEEMPA/MACAU

A Prefeitura de Macau, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), desde 2010 vem desenvolvendo as atividades do Programa Correção de Fluxo com as turmas de 4º ano do Ensino Fundamental. A ação faz parte da estratégia traçada desde o início da atual gestão pelo secretário da Educação, Rodrigo Aladim, de elevar os índices de aprendizagem dos alunos da rede municipal.

O objetivo do programa é alfabetizar todas as crianças do 4º ano que não atingiram o nível desejado de leitura e escrita na faixa etária adequada. A SME chegou a esse diagnóstico por meio de uma avaliação de leitura e escrita realizada pelas próprias escolas. A correção de fluxo escolar em alfabetização ocorrerá mediante a utilização do Programa de Correção de Fluxo em Alfabetização do Ministério da Educação/ Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA).

Na reunião na Secretaria, com a coordenação e os professores alfabetizadores, tratou sobre: Avaliação da Formação, em Natal; Planejamento das ações; Elaboração do cronograma de estudos; e Entrega de livros do programa, jogos e material didático.

Sobre o Programa GEEMPA:

O Programa de Correção de Fluxo escolar do GEEMPA visa reintegrar alunos nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar. A tecnologia do GEEMPA implica em uma renovação metodológica profunda. Ela trabalha com um novo paradigma e requer atualização de parte dos professores, sobre os quais recai a principal responsabilidade do êxito do programa.

A Correção de Fluxo vêm sendo desenvolvido nas escolas estaduais e municipais, com o objetivo de corrigir a defasagem idade-série de alunos do ensino básico. A metodologia desses Programas associa um conjunto de medidas que envolvem diferentes instâncias do sistema escolar e consideram o contexto local para definir ações diferenciadas para cada região em que atua.

PROFESSORES E COODENAÇÃO DO GEEMPA
PROFESSORES E COODENAÇÃO DO GEEMPA
LIVROS E MATERIAL DO GEEMPA
LIVROS E MATERIAL DO GEEMPA
ROBERTA, ELIANE PEREIRA, ANTONIO MARCOS, MARIA JOSÉ, LAURIEDA E JOÃO MARIA.
ROBERTA, ELIANE PEREIRA, ANTONIO MARCOS, MARIA JOSÉ, LAURIEDA E JOÃO MARIA.