Selo Unicef: Otimista, prefeito Kerginaldo Pinto abre o 1º Fórum Comunitário de Macau

publicado: 01/08/2014 02h19,
última modificação: 01/08/2014 02h19
Prefeito Kerginaldo Pinto na abertura do 1º Fórum Comunitário do selo Unicef
Prefeito Kerginaldo Pinto na abertura do 1º Fórum Comunitário do selo Unicef

O prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, abriu na manhã desta quinta-feira, 31, no teatro do Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Superior Padre João Penha Filho, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef – Município Aprovado – Edição 2013-2016. O evento serviu de pontapé inicial para a campanha pela cobiçada certificação de reconhecimento internacional.

As etapas a seguir exigirão da gestão municipal um conjunto de ações estratégicas em diversos âmbitos da assistência pública e é um atestado internacional de que, a partir dos esforços conjuntos, o município apresenta bons indicadores na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 17 anos.

Comprometido com as futuras gerações, Kerginaldo Pinto destacou a importância da união de esforços de todos os segmentos da administração municipal para a cidade conquistar o Selo. A Comissão Pró-Selo elegeu os seguintes eixos prioritários a serem explorados: Saúde, Educação, Assistência Social, Esportes e Cultura.

“O engajamento, por si só, independente do resultado contribuirá decisivamente para melhorarmos nossos indicadores em todas as áreas, principalmente nas políticas de assistência social”, ressaltou o prefeito, empolgado com a iniciativa.

Fizeram parte do evento conselheiros tutelares e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lideranças comunitárias, sindicais e religiosas, crianças e adolescentes com suas famílias, profissionais de saúde, educação e assistência social, comunicadores e artistas, além de representantes do setor empresarial.

O 2º Fórum deve ser realizado até abril de 2016. Articuladora do Selo Unicef no município, a assistente social Simone Fonseca explicou que o objetivo do fórum será comparar a situação do município entre a 1ª e a 2ª edição do evento.

“A avaliação do desempenho do município deve ser feita com base nas ações estratégicas desenvolvidas e nos resultados alcançados em relação aos sete objetivos do Selo, considerando as prioridades definidas no Plano Municipal de Ação”, explicou a Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Social, Edneide Aurina.

A cerimônia de abertura foi acompanhada pela Filamônica Monsenhor Honório, que executou o Hino Nacional no início do evento, e em seguida, aconteceram as apresentações culturais, com os grupos de Mamulengo e de Teatro da Fundação Municipal de Cultura.

Mais Flashes do Fórum de Macau – Fotos Pedro Lima e Arafran Peter

DSC_0092DSC_0123DSC_0125DSC_0129

ação DSC_0137 palestrante nuca DSC_0093 DSC_0130 teatro DSC_0154 DSC_0088