Secretaria de Saúde anuncia mutirão de Glaucoma

publicado: 13/07/2013 15h38,
última modificação: 13/07/2013 15h39
Oftalmologista fará consultas para identificar o glaucoma
Oftalmologista fará consultas para identificar o glaucoma

A prefeitura de Macau, através da Secretaria de Saúde escolheu a próxima terça-feira (16) para realizar um grande mutirão para identificar e tratar casos de glaucoma. A ação acontece a partir das 08 horas da manhã, na Clínica da Família.

Segundo informou a secretária de saúde, Denise Aragão, o serviço de triagem e consultas será prestado por um oftalmologista e os usuários do SUS serão atendidos por ordem de chegada.

A meta da Secretaria de Saúde é diminuir a partir desse mutirão a demanda de casos de glaucoma que tem sido diagnosticados nas consultas e nas visitas domiciliares da equipe do Programa de Saúde da Família.

“O glaucoma é a terceira causa de cegueira no Brasil. A detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença”, alerta Denise, informando que foi pensando nisso que a Secretaria de Saúde estará neste dia 16 focada no atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde.

Sobre o Glaucoma

O glaucoma se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular (PIO), que provoca lesão do nervo óptico e faz parte do grupo de doenças crônicas que incide em 2% da população geral, aumentando a incidência em pessoas com mais de 40 anos e principalmente após os 70 anos. Geralmente atinge os dois olhos, é uma doença hereditária, ou seja, os parentes em primeiro grau têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença.

O Sistema Único de Saúde/SUS garante o tratamento para os pacientes portadores de glaucoma, com consultas com médico especialista, exames diagnósticos e dispensação de colírios e em alguns casos cirurgia.