Saúde: Prefeitura de Macau desenvolve programa de controle do tabagismo

publicado: 26/01/2024 09h44,
última modificação: 26/01/2024 09h44

A dependência à nicotina é um problema de saúde pública no mundo inteiro e o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa evitável de morte. A epidemia global de tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos. Deste total, quase 900 mil são não fumantes que morrem simplesmente por inalar fumaça.

No município de Macau, o programa de controle do tabagismo busca apresentar ferramentas para auxiliar seus participantes no combate ao uso do cigarro, orientando o fumante sobre os riscos à saúde que o hábito de fumar pode causar e sobre a importância da dedicação do próprio indivíduo neste processo de cessação do tabagismo.

O programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde no CEM visa a detecção de situações de risco e desenvolve estratégias que colaborem com a libertação da dependência química e cessação do tabagismo em consonância com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde.

O atendimento ocorre nas sextas-feiras, a partir das 8 horas, com avaliação do paciente e caso haja necessidade, encaminhá-lo para consulta médica e com nutricionista, além de exames laboratoriais. À frente do projeto, o enfermeiro Challys Tavares esclarece que a demanda é livre e qualquer usuário de cigarros pode procurar o serviço na rede pública de saúde.

Com informações: Assecom/PMM