COMUNICAÇÃO

Prefeitura lança a nova Identidade Padrão de Comunicação Digital

Projeto permite que cidadãos tenham uma mesma experiência de navegação nos sites e portais da Prefeitura

publicado: 03/06/2019 18h55,
última modificação: 05/06/2019 11h18

A Prefeitura Municipal de Macau lançou nesta segunda-feira (3) a nova identidade do Executivo Municipal na internet. Com o projeto, a arquitetura e o visual dos sites e portais serão padronizados para permitir que o cidadão tenha uma experiência comum nos ambientes digitais do governo.

A Identidade Padrão de Comunicação Digital consiste em um conjunto de diretrizes, padrões e modelos para serem aplicados na construção e na atualização diária das propriedades digitais do Executivo Municipal.

As referências e os procedimentos para que as secretarias e demais órgãos municipais adotem a nova Identidade Digital já estão disponíveis na ASSECOM. A partir de agora, as equipes poderão planejar e implantar o novo modelo em seus sites e portais sendo supervisionados pela Assessoria Especial de Comunicação.

Pilares do projeto

Uma experiência digital comum permite que os usuários percorram caminhos semelhantes para acessar as informações que buscam nos diversos ambientes digitais do executivo municipal, de modo que poderão encontrar o que precisam de forma fácil, ágil e intuitiva.

A padronização garante credibilidade às informações divulgadas, além de representar economia de recursos, uma vez que todos órgãos do Executivo Municipal podem aderir ao projeto sem necessidade de novos investimentos.

A perspectiva editorial também foi reformulada para que os conteúdos tenham uma linguagem mais simples, objetiva, acessível e próxima da realidade dos brasileiros.

Pilares da Nova Identidade Digital da Prefeitura Municipal de Macau

• Experiência digital comum – mesma arquitetura e estrutura de navegação
  • Relevância para o público – voltado para as necessidades da população
  • Acessibilidade – tecnologia e linguagem acessíveis a todos os públicos
  • Economicidade – padrão é desenvolvido e aplicado a todos os órgãos, o que evita novos gastos
  • Credibilidade – permite que o cidadão encontre e reconheça facilmente conteúdos oficiais
  • Inovação – acompanhar as tendências e boas práticas de comunicação na internet, sobretudo aquelas com aderência dos macauenses.

A construção do projeto foi também baseada na metodologia adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar o comprometimento dos países com um governo eletrônico focado no desenvolvimento sustentável. Entre os critérios previstos estão transparência dos dados públicos, governo unificado em uma só plataforma e existência de mecanismos de participação social.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações do governo para modernizar a administração pública e melhorar a qualidade de vida dos macauenses.

Pilares da Nova Identidade Digital da Prefeitura Municipal de Macau

tags: