Na mensagem anual, prefeito Kerginaldo Pinto anuncia prioridades como a abertura da UPA24h e revela que recebeu a prefeitura negativa no CAUC

publicado: 24/02/2015 12h15,
última modificação: 24/02/2015 12h17
Prefeito Kerginaldo faz leitura na CMM
Prefeito Kerginaldo faz leitura na CMM

O prefeito Keginaldo Pinto fez a leitura da mensagem anual, na sessão que abriu o ano legislativo de 2015, na noite desta segunda-feira, 23. Além do balanço dos dois anos de gestão, onde enumerou investimentos importantes na saúde e na educação, destacando a reforma de escolas e a construção de duas Unidades Básicas de Saúde-UBS, o prefeito anunciou como prioridades para este ano, a conclusão da construção da primeira UPA 24horas da região salineira, a entrega da reforma da Escola Edinor Avelino e do Centro de Beneficiamento de Marisco e a construção de um Centro de Zoonoses.

A UPA 24 horas, ao lado do Hospital Antônio Ferraz já está em obras e vai demandar a contrapartida de recursos na ordem de R$ 600 mil por parte da prefeitura. “Conseguimos garantir as contrapartidas para muitas obras e programas, reabrimos escolas, retomamos programas sociais e estamos com um acervo de obras licitadas e projetos para serem iniciados”, disse o prefeito em seu discurso, destacando que na Saúde, além das duas UBS construídas no seu governo, um PSF foi aberto no Centro e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU chegou com a atual gestão.

O prefeito chamou atenção da plateia e dos vereadores para o fato de ter recebido a prefeitura em janeiro 2013 negativada no CAUC, o que impede convênios com o governo federal para tocar obras importantes como a construção do novo Teatro Hianto de Almeida e o saneamento básico do Conjunto Arnóbio Abreu e do Porto da Pescaria. “A gestão está sendo penalizada por erros que não foram nossos e quem está pagando essa conta é povo”, lembrou o prefeito Kerginaldo Pinto.

Na Educação, o prefeito fez um balanço sobre as ações de 2014, onde a Prefeitura aplicou recursos na reforma de creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental, concluindo dois complexos educacionais que atendem do ensino infantil a universidade.  O prefeito ainda apresentou outras obras e ações, a exemplo do calçamento e pavimentação de ruas, eletrificação e a implantação de sinalização horizontal e vertical, com novos semáforos em trechos críticos.

Ainda segundo o prefeito Kerginaldo Pinto, a geração de emprego tem sido outra preocupação da gestão municipal, que tem buscado parcerias para a formação de mão-de-obra. Somente no ano de 2014, mais de 600 vagas em 13 cursos foram oferecidas pelo Pronatec, somando a casa de pouco mais de mil jovens e trabalhadores beneficiados com o programa no município desde 2013.

O chefe do executivo terminou suas palavras com otimismo. “Nunca estive tão determinado a fazer tudo acontecer, ao mesmo tempo, nunca estive tão consciente e com os pés no chão sobre o processo que vai me fazer chegar lá. Nada de sonhar acordado, nada de pensar só no resultado final, e isso vale para todas as metas de 2015. Sabemos o quanto é importante para uma cidade realizar autocrítica, dialogar, se conhecer melhor, como tem feito Macau, por intermédio de suas lideranças comunitárias, de seus conselhos e de suas entidades. E é, sobretudo, na relação construtiva entre este Poder Legislativo e o Poder Executivo que se reflete essa maturidade política da nossa população que, a cada dia, exige o acatamento às normas morais e ao debate propositivo”, concluiu.

Fotos: Pedro Lima e Gringo Fitas

manoel publico vereadores publico