Merenda Escolar

Macau inaugurou o novo prédio da Central de Alimentação Escolar.

publicado: 28/06/2019 19h36,
última modificação: 28/06/2019 19h59

A Prefeitura Municipal de Macau, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, entregou na manhã desta sexta-feira(28/6) a nova Central de Alimentação Escolar. O novo setor fica localizado dentro do prédio da Secretaria de Educação, na Avenida Centenário, onde foi construído um novo bloco exclusivamente para ele. A construção servirá tanto para armazenamento dos produtos alimentícios como também irá melhorar o controle do estoque da merenda escolar, assim como sua logística de distribuição entes as mais de vinte unidades escolares de Macau.

Durante o evento, a secretária de educação, Eliane Han, lembrou que um novo prédio para o setor era uma reivindicação antiga da equipe de nutrição escolar. “Quando assumimos a pasta, no ano passado, solicitamos um relatório para diagnosticar o estado do antigo setor onde eram armazenados os alimentos. A equipe técnica do setor fez um diagnóstico bastante preocupante sobre a situação do antigo local onde eram armazenados esses itens, por isso desde então priorizamos esta obra como algo fundamental para a segurança alimentar dos alunos da rede municipal de ensino”. O Prefeito Tulio Lemos, presente no ato de entrega do novo prédio, relatou que apesar das dificuldades financeiras pelo qual o município atravessa a gestão fez de tudo para viabilizar a obra, exatamente por compreender todas as implicações que envolviam o caso e que recaiam sobre a ausência de um local adequado para o armazenamento dos alimentos.

A Secretária Eliane Han, o Prefeito Tulio Lemos, a Coordenadora Fátima Maciel e a Nutricionista Talita Carmen entregaram o novo prédio nesta sexta-feira(28/06/2019).

A coordenadora do setor, Fátima Maciel, enfatizou a importância do novo prédio para o trabalho de planejamento da merenda escolar. Ela relatou que nas antigas instalações não havia sequer espaço suficiente para os servidores e os alimentos estocados, o que muitas vezes inviabilizava o próprio trabalho no local. Além disso, a nutricionista Evelyne Nobre relatou que quando chegou na pasta, ainda em 2015, este novo bloco já era um necessidade muito aguardada pelos servidores do setor, mas que nunca acontecia. Ela relatou as dificuldades enfrentadas, o estado em que o setor se encontrava, as visitas e recomendações dos órgãos de fiscalização e todos os entraves pelo qual atravessaram por todos esses anos. Já a nutricionista Talita Carmen comentou sobre as dificuldades encaradas diariamente ali, sobretudo em relação a aquisição de quantidades maiores de alimentos no estoque pois não havia espaço e nem o local era apropriado para o armazenamento. As nutricionistas relataram ainda que era necessária toda uma preocupação em dispensar os itens alocados ali da forma mais rápida possível para que os alimentos não estragassem, justamente por não haver condições para o acondicionamento desses itens, sobretudo os itens de hortifruti.

A coordenadora da Central de Alimentação Escolar, Fátima Maciel,

Agora a realidade é outra. O novo prédio conta com espaços climatizados, todo reformado e dentro dos padrões mais rigorosos no segmento. O problema de espaço é algo superado, pois agora existem alas diferentes dentro do bloco: a ala burocrática e administrativa, que é responsável pelo planejamento, organização e aquisição dos itens; a ala de estoque de alimentos que conta com freezers diferentes para cada tipo de congelado(aves, carne vermelha etc) e amplo espaço para o armazenamento adequado dos demais alimentos; e ainda uma ala especificamente para hortifruti-granjeiros.

O novo prédio foi construído dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

O senhor Josivan, responsável pela logística de transporte e distruibuição dos alimentos para as unidades escolares acrescentou que o novo espaço facilitou o trabalho dele, não apenas possibilitando espaços adequados para o deslocamento da equipe na hora de receber ou entregar pedidos, mas também no espaço especifico para o trânsito de cargas entre o depósito e os caminhões de transporte da merenda.

Por fim, a Prefeitura de Macau espera que a nova estrutura possa não apenas corrigir as condições precárias das antigas instalações, mas também garantir espaço para um estoque mínimo necessário de reposição das escolas e creches da cidade; evitando assim um problema antigo na cidade que era a falta de merenda nas escolas. E assim reafirma o compromisso de que, apesar das dificuldades financeiras, continuará fazendo, com responsabilidade, os investimentos necessários para superar os problemas da cidade.