Macau: Imagem da padroeira recebe nova iluminação na entrada da cidade

publicado: 04/12/2014 12h48,
última modificação: 04/12/2014 12h48

Padre Lenilson destaca a importância da valorização da imagem a partir da nova iluminação

Vice-prefeito Einstein, prefeito Kerginaldo Pinto, padre Lenilson e Castelo Casado

 

Cartão postal da capital do sal, o monumento que eleva a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Macau, localizado na entrada da cidade foi revitalizado pela prefeitura e recebeu também uma iluminação projetada pelo conceituado iluminador macauense, Castelo Casado.

A nova iluminação corrige uma falha que era visível no antigo projeto, valorizando a imagem da padroeira, trazendo para o centro das atenções, seja durante o dia ou à noite, graças também a uma película espelhada que foi aplicada na base de sustentação da Santa. As pétalas metálicas receberam a cor branca, que lembra as alvas pirâmides de sal.

Segundo o iluminador e empresário Castelo Casado, foram instalados na área do pórtico, quatro refletores PAR de 1000w direcionados para a imagem da padroeira e doze refletores PAR LED RGB, com controle individual de cores, mais programas pré-ajustáveis.

“A ideia é que o pórtico possa receber outras cores, aproveitando os mesmos refletores, em épocas diferentes do ano, trabalhando datas importantes e símbolos de campanhas, como o Outubro Rosa, Novembro Azul, Semana da Pátria e aniversário da cidade”, explicou Castelo.

A iluminação foi acesa no início da noite desta quarta-feira, 3, na presença do prefeito Kerginaldo Pinto. O vice-prefeito Einstein Barbosa, vereadores, secretários e assessores da prefeitura, religiosos e o padre Lenilson Chagas prestigiaram o momento solene, que foi incluído na peregrinação da imagem da padroeira, que deixou em procissão a base da Guarda Municipal, seguindo até a igreja matriz, onde foi celebrada mais uma novena, dentro dos festejos que terminam na segunda-feira, 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, feriado municipal.

“Hoje é possível entrar e sair de Macau e visualizar a imagem, principalmente à noite, quando a ausência de luz no local não permitia que o macauense e o visitante enxergasse nitidamente a imagem, o maior símbolo da fé dos católicos macauenses”, disse o prefeito, lembrando que a imagem também foi restaurada antes de receber a nova iluminação.

O padre Lenilson Chagas, pároco da cidade também destacou a beleza da nova iluminação, que segundo disse, reaviva a fé do macauense em Nossa Senhora da Conceição, venerada não somente na sua festa maior em dezembro, mas em qualquer época do ano.

Pórtico na entrada da cidade
Pórtico na entrada da cidade