Macau: Desfile cívico e militar do 9 de Setembro superou expectativas de participação e público

publicado: 11/09/2017 08h15,
última modificação: 11/09/2017 08h15

Pelos menos 1.600 pessoas, entre civis e militares desfilaram no 9 de Setembro em Macau, no desfile alusivo aos 142 anos de emancipação política da cidade. A novidade deste ano ficou por conta do grande prestígio ao evento, organizado pela prefeitura, que recebeu pela primeira vez uma Igreja Adventista e representações do Lions Clube, Maçonaria e da comunidade GLBT.

Outra novidade do desfile em 2017 ficou por conta da abertura. Quebrando um rito que acontecia há mais de 20 anos, a Polícia Militar, responsável por encerrar a programação, abriu as apresentações, seguida do Centro de Convivência do Idoso Afonso Delmiro de Sousa e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A Guarda Municipal também participou do primeiro momento da festa cívica.

O palanque oficial foi ocupado pelo prefeito Tulio Lemos, a primeira-dama Andrea Lemos, secretários, o vice-prefeito Rodrigo Aladim, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jairton Medeiros-Pintinho, os vereadores Carlinhos do Valadão, Lampião, Dinarte Alessandro, Ceição Lins, Diana Lira, Sargento Dantas, Marcos Cabral, Italo Mendonça e Oscar Paulino. O vigário paroquial de Macau, padre Robson Paulo e o pároco da cidade de Pendências, Jailton Soares também prestigiaram o desfile, juntamente com a diretora da 6ª Dired, Rosário Aquino.

Esse foi o primeiro desfile sob a coordenação do Secretário de Educação e Cultura, Vagner de Souza. “Mostramos que temos uma equipe unida e preparada”, disse, destacando a colaboração e o envolvimento dos gestores das escolas e das entidades que participaram da Semana da Pátria, durante nove dias de programação oficial.

Também prestigiaram o evento, o comandante da1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Macau, Major Marcos de Carvalho e o Coronel Josimar de Lima, representando o Governador Robinson Faria. O palanque oficial foi prestigiado ainda com as presenças da Diretora da UERN em Macau, Eliane Pereira e do diretor geral do Campus do IFRN em Macau, Varélio Gomes. Sob a regência do maestro Damião Senna, a Filarmônica Monsenhor Honório participou de todos os momentos da programação.