Ester Hadassa, a primeira macauense que nasceu no dia do aniversário de Macau

publicado: 10/09/2017 11h12,
última modificação: 10/09/2017 11h18

Por um acaso você sabe responder a quantas andava o mundo no dia em que você nasceu? Foi pensando nisso – no quanto todos nós gostaríamos de saber o que rolou no dia do nosso nascimento – que o Prefeito de Macau Tulio Lemos fez questão de visitar e registrar a chegada ao mundo do primeiro bebê que nasceu neste 9 de Setembro, data em que o município salineiro celebra seus 142 anos de emancipação política.

Na visita do prefeito ao setor de obstetrícia do hospital municipal, além do contato com o bebê e a mamãe, Tulio Lemos que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social Andréa Lemos dividiu a emoção com a equipe médica do cirurgião Luciano Lopes e os funcionários da Fundação Antônio Ferraz.

O parto cesáreo aconteceu às 8h35. Ester Hadassa veio ao mundo depois de poucas horas de espera da mãe, a dona de casa Clarisse da Silva Teodósio, moradora da Rua Feliciano Teteo, no Porto de São Pedro. Saudável, a mais nova macauense nasceu com 3,860 quilos e 53 cm. ”É nosso segundo filho, depois de cinco anos, graças a Deus ela pode nascer aqui em Macau”, contou dona Clarisse.

Também neste 9 de Setembro, nasceu de parto cesáreo pelas mãos do médico Luciano Lopes, um bebê do sexo masculino. A mãe é moradora de Barreiras e tem 20 anos. Também na equipe médica de obstetrícia do hospital municipal, os médicos Pedro Lopes e Luciano Júnior compartilharam com as duas famílias o momento de emoção e felicidade.

Para o prefeito Tulio Lemos, a garantia do direito a cidadania se materializa na prática também com um bom serviço de obstetrícia, que no caso de Macau foi restabelecido na atual gestão, trazendo junto à oportunidade dos filhos de Macau nascer em casa. “A próxima etapa será reabrir a Maternidade José Varela que já está em reforma e com isso melhorar ainda mais o serviço de obstetrícia”, concluiu o prefeito.