Em mensagem anual ao Legislativo, prefeito Dr. Zé Antônio destaca investimento de 32,25% da receita na Saúde em 2022

publicado: 02/03/2023 11h14,
última modificação: 02/03/2023 11h16

O prefeito de Macau, Dr. José Antônio de Menezes, fez nesta quarta-feira (1ª) a leitura da mensagem anual do Poder Executivo, durante uma sessão especial na Câmara Municipal. Na oportunidade, Dr. Zé Antônio apresentou um balanço das iniciativas realizadas pela sua gestão e elencou as propostas, programas e ações que pretende implementar na cidade nos próximos anos, destacando os investimentos já realizados na área de saúde do município, que somente no ano de 2022, comprometeram 32,25 da receita da prefeitura.

A Constituição Federal determina que os estados e o DF devem investir o mínimo de 12% de sua receita, enquanto os municípios devem aplicar pelo menos 15% na saúde pública, o município de Macau investiu pouco mais do dobro do rege a CF. Na sua mensagem, o prefeito lembrou dos diversos investimentos que vêm acontecendo na saúde, destacando a nova UBS de Diogo Lopes em construção e a reforma da UBS do Valadão, anunciando a abertura de uma Policlínica e de um Centro de Fisioterapia na cidade. Dr. Zé Antônio também apresentou a reforma com aquisição de equipamentos para modernização da lavanderia, refeitório, cozinha e Centro Cirúrgico e Obstétrico do Hospital Antônio Ferraz.

Infraestrutura

No campo da infraestrutura, Dr. Zé Antônio mostrou que o município ganhou ruas drenadas e pavimentadas; citando as obras no Canto do Papagaio e também falou do início do recapeamento asfáltico de ruas e avenidas na cidade, além da recuperação de prédios públicos, a exemplo do CAPSad e da UBS da Cohab. “Encontrei tudo em ruínas, são obras aguardadas há muito tempo pela população”, disse.

Turismo

Para alavancar, fomentar e valorizar o turismo, umas das atividades econômicas da cidade, o chefe do Executivo municipal apontou o investimento no Carnaval de 2023, na Festa do Sal e no Roçado de São Pedro em 2022, além das obras de reforma do CCAB, Praça de Alimentação e recuperação de trapiches e da urbanização no Porto da Pescaria e Bairro dos Navegantes. A nova orla de Camapum entregue pela prefeitura, após a construção de um novo calçadão e guarda corpo, entre outras melhorias estruturantes, também mereceu destaque na fala do gestor.

Educação e Assistência Social

Outra área estratégica da gestão citada pelo prefeito, a educação pública municipal, também alcançou metas importantes. O prefeito elencou que nos últimos dois anos, 14 escolas foram totalmente reformadas e oito unidades de ensino foram climatizadas, além da reforma e climatização do prédio do NAM. Também foram realizados diversos investimentos de compra de mobiliários, equipamentos para as unidades de ensino, kits pedagógicos e fardamento escolar.

As ações e iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS) foram igualmente destacadas na mensagem: “Com diversas políticas públicas e programas sociais, conseguimos retomar programas importantes e avançar na assistência às pessoas em vulnerabilidade”, asseverou.

Dr. Zé Antônio também falou sobre os avanços e conquistas nas demais áreas da Prefeitura: esporte, lazer, cultura, agricultura, pesca, políticas públicas para as mulheres, regularização fundiária, iluminação pública, serviços urbanos e transparência.

Democracia

O gestor municipal ainda aproveitou a ocasião para reforçar a importância da democracia, enaltecendo a parceria e a harmonia entre os poderes, agradecendo o apoio dos vereadores. Ele encerrou sua leitura fazendo um desabafo em tom de gratidão: “As manifestações que tenho recebido de apoio, aprovação e de reconhecimento da nossa gestão, tenham certeza que são o combustível para esse trabalho não parar. Fé, esperança e confiança no futuro”, concluiu.

A sessão especial foi comandada pelo vereador Robson Kelly, presidente da Câmara Municipal de Macau, contou com a participação dos demais parlamentares, da primeira-dama Terezinha Menezes, secretários municipais, assessores, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada.

Texto: Assecom/PMM
Fotos: Henrique Carvalho