Dia da Mulher: Prefeitura de Macau destaca investimentos na saúde da mulher

publicado: 08/03/2023 16h38,
última modificação: 08/03/2023 16h38

Neste dia 08 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde em Macau destaca inúmeras conquistas para o público feminino, elencando primeiramente, o novo Centro Cirúrgico e Obstétrico do Hospital Antônio Ferraz, que chegou junto com a oportunidade dos filhos de Macau voltar a nascer novamente na cidade. Em apenas três meses em plena operação em 2022, foram realizados 126 partos, entre partos naturais e cesáreas.

Totalmente reformado e equipado para melhor servir também às mulheres macauenses, o novo Centro Cirúrgico passou a realizar cirurgias eletivas em ginecologia e outras especialidades começaram a ser atendidas. Entre os meses de outubro e dezembro de 2022, foram realizadas 41 cirurgias eletivas e 140 pequenas cirurgias.

A assistência básica em prol da saúde da mulher macauense, também foi reforçada no município. A presença de médicos nas 11 unidades básicas de saúde garantiram perto de 81 mil atendimentos individuais e este número assevera a maior assistência à saúde da mulher macauense de todos os tempos.

Com isso, mais de 3 mil exames citopatológicos (preventivos) foram realizados, mais de mil mamografias foram agendadas e a mulher macauense conta atualmente com uma rede de saúde reforçada com a presença de ginecologista, pediatra, nutricionista, assistente social, psicólogas, psiquiatra e outras especialidades.

Os programas de próteses dentárias e de ultrassonografias foram ampliados, levando esse serviço as principais comunidades do município. Além disso, as consultas e exames relacionadas ao pré-natal tiveram um significativo aumento, visando o combate à mortalidade infantil e materna e erradicação da transmissão de doenças.

Nas escolas foram intensificadas as ações de saúde na atenção básica, principalmente, na temática de promoção à saúde e prevenção de doenças, com a abordagem de enfrentamento a gravidez na adolescência, entre outros temas.

Para mulher trabalhadora, o Programa de Saúde do Trabalhador assiste dezenas de mulheres todos os meses nas UBSs, que abrem uma vez por mês, no período noturno, com serviços médicos e de enfermagem. O Projeto Saúde da Mulher das Águas, uma iniciativa para mulheres pescadoras e marisqueiras, é outra iniciativa pioneira.

As mulheres da terceira idade não foram esquecidas na atual gestão e ganharam o Programa Consultório da Pessoa Idosa, com atendimento médicos e de outros profissionais de saúde, no Centro de Convivência do ldoso Afonso Delmiro de Sousa.

A Secretaria de Saúde também assume seu protagonismo no fortalecimento da presença mulher no mercado de trabalho. Todas as unidades de saúde são comandas por mulheres, inclusive, a pasta que cuida da saúde pública da população macauense.

Com informações: Assecom/PMM.