TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

Acesso à Informação é prioridade no novo Portal da Prefeitura

Novo portal da Prefeitura conta com estrutura específica para atender as determinações da Lei de Acesso à Informação e do Ministério da Transparência.

publicado: 03/06/2019 19h05,
última modificação: 05/06/2019 11h18

O portal oficial da Prefeitura Municipal de Macau conta com uma nova arquitetura para a disponibilização de dados públicos institucionais sobre a atuação dos órgãos do Executivo Federal, em acordo com o que prevê a Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011). O objetivo é valorizar ainda mais este tipo de informação e facilitar a alimentação da área por parte dos gestores de conteúdo.

O desenho da seção teve como base as orientações do Guia de Transparência Ativa para Órgãos e Entidades do Públicas, publicado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União para padronizar o modo de publicação dessas informações nos sites dos órgãos públicos.

O documento prevê que o menu, denominado agora de Informação ao Cidadão, deve apresentar os seguintes itens: Institucional, Ações e Programas, Participação Social, Auditorias, Convênios e Transferências, Receitas e Despesas, Licitações e Contratos, Servidores, Informações Classificadas, Serviço de Informação ao Cidadão – SIC, Perguntas Frequentes e Dados Abertos.

A arquitetura da informação em cada uma dessas subáreas foi planejada em acordo com o tipo de dado previsto para ela. Para conhecer as orientações detalhadas sobre o conteúdo a ser publicado em cada um dos itens de navegação, acesse a íntegra do documento.

A LAI regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. A norma estabelece que dados de interesse coletivo devem ser divulgados pelos órgãos públicos, espontânea e proativamente, independente de solicitações. Além disso, o texto criou mecanismos para que qualquer pessoa solicite e receba informações públicas dos órgãos e entidades.