Saúde atua na prevenção com o Novembro Azul e Dezembro Vermelho

No último dia 30 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu uma ação de prevenção na Atenção Básica, nas dependências da Escola Edinor Avelino, no bairro do Valadão, em Macau.

A ação envolveu uma equipe multiprofissonal com enfermeiros, dentistas, técnicos em enfermagem, agentes de saúde e profissionais do NASF e foi direcionada ao Novembro Azul, que previne o câncer de próstata em homens e simultaneamente ao Dezembro Vermelho, campanha alusiva ao combate a AIDS.

Na ocasião foi realizada palestra sobre câncer de próstata e de boca, ofertado auriculoterapia e ainda foi feita a coleta de 80 exames de PSA (exame que detecta alterações na próstata). A população também foi beneficiada com 362 testes rápidos, para diagnosticar AIDS, sífilis e hepatite tipo C.

As ações abordando o Dezembro Vermelho se estenderão por todo esse mês de dezembro, abrangendo todas as Unidades Básicas de Saúde do município. O objetivo da iniciativa é conscientizar um número maior de pessoas e romper as barreiras do preconceito e da discriminação que ainda existem contra a doença.