Um novo olhar na saúde pública

Saúde2

A Prefeitura de Macau vem fazendo diferente na saúde pública, intensificando esforços para fortalecer a área de alimentação e nutrição, tanto com ações de promoção da alimentação saudável, quanto em ações de prevenção de doenças, que chegam até às escolas, bairros e comunidades.

saude01

Mudança de hábito

O programa “Mudança de Hábito – por uma Vida Melhor” é um exemplo desse novo momento, que aposta na aproximação da gestão municipal do cidadão. A iniciativa vem promovendo atividades educativas com grupos de hipertensos e diabéticos, visando à disseminação de informações para a instituição de hábitos saudáveis, identificando também precocemente doenças com possibilidade de tratamento.

A preocupação da Secretaria de Saúde não surgiu do acaso, já que as doenças do aparelho circulatório, endócrinas, metabólicas e nutricionais são as que mais matam em Macau, juntamente com as neoplasias. Além disso, o número de internações hospitalares e as sequelas dessas doenças vêm aumentando ano a ano, ocasionando aumento dos custos para o Sistema Único de Saúde e prejuízo social.

saude 2

Saúde na escola

A Secretaria de Saúde também está presente nas escolas, onde estão sendo feitas a avaliação das condições saúde das crianças, adolescentes e jovens, na promoção da saúde com atividades de prevenção a agravos. As ações são monitoradas por profissionais da saúde e da educação, estes últimos, recebem capacitação para atuar no programa.

“O Programa Saúde na Escola é uma estratégia de grande importância para promover a saúde da comunidade escolar e envolve diversos profissionais, a exemplo dos Agentes Comunitários de Saúde e nutricionistas, na promoção da prevenção de doenças”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Tiago Oliveira.